quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Demagogias do vovô do CONFRAM – quem manda no karate?





O vovô não cansa?

A novela do vovô do CONFRAM não acaba, pois ele não para de produzir…

Depois do chilique com a WUKO e WUKF o vovô voltou a dar o ar da graça. Realmente não dá para entender tanta burrice acumulada em um só ser, só podemos achar que isto é patológico, como dissemos num post anterior (link) o vovô parece mais um caso sério de esquizofrenia paranoica, pois a paranoia de querer mandar e desmandar no karate não para. Nós não somos psiquiatras para avaliar a sanidade mental do vovô, nosso assunto é a arte marcial e tudo que diga respeito a ela. Mas do jeito que o vovô dá amostras de sua estupidez e pernosticidade, fica cada vez mais latente sua insanidade. Não precisa ser especialista em saúde mental para constar que o velhinho é meio “fora da casinha”. Seria isto algum sintoma de Alzheimer, ou apenas é muita burrice acumulada em várias camadas? Os devaneios do vovô são tantos que realmente acabam por deixar algumas pessoas menos informadas confusas com relação a situação do karate no Brasil.
E ai ficam as duvidas: Quem manda no karate? Quem tem direito de ir para as olimpíadas? O que é ou não legal nas artes marciais?
Neste post. queremos esclarecer uma coisa que o vovô do CONFRAM insiste em não entender, ou se faz de louco para continuar com suas falácias. Vamos esclarecer de uma vez por todas quem realmente manda no karate no Brasil!!!
Pra começar a abordar o tópico vamos mostrar a última do vovô do CONFRAM a onde ele afirma que a CBK não manda em nada.

O vovô se dizendo "entendido" das lei*

Então quem manda? A liga mequetrefe do vovô, sem representatividade, ou o órgão regulador embasado num projeto de lei nunca aprovado? Segundo ele quem manda é a liga dele. Ah, conta outra!
O vovô insiste em repetir este enredo: “O que foi aprovado pelo COI foi a “nomenclatura karate”. Ficamos nos perguntando o que ele pretende afirmando isto, pois não é a primeira vez que ele vem com esta.

Ele insiste na "momenclatura karate"*


Tentamos mentalizar e acompanhar o raciocínio do vovô do CONFRAM avaliando o que ele pretende com este termo: “nomenclatura karate”. Tentamos entender a viagem do vovô e chegamos a conclusão que na sua cabecinha de vento o que foi aprovado pelo COI foi o nome “karate”. Na verdade o que foi aprovado pelo COI foi a “modalidade esportiva Karate” que é oficialmente representada pela WKF (antiga WUKO*), a entidade que a mais de 30 anos vem trabalhando para tornar o karate olímpico. Já falamos um pouco como se deu este processo nem outro post (link).
É nesta falácia do Pombo que o vovô vem tentando enrolar outros karatekas mais desinformados do que ele. Isto gera muita confusão e de quebra é uma forma do vovô oportunista continuar enganando os incautos sobre quem é realmente o representante do karate no Brasil. (de fato ele não convence a ninguém disto)
Outro recurso usado pelo vovô é desacreditar a entrada do karate nas olimpíadas enfatizando o fato do karate ainda estar numa fase de “esporte experimental” dentro dos Jogos Olímpicos, situação esta que o Taekwondo já passou e superou, tanto que, depois de 30 anos, ainda esta entre o seleto grupo dos “esportes olímpicos”. O karate dentro dos cinco esportes novos (skate, baseball/softball, climbing, surf, karate), que entrarão nos Jogos Olímpicos de Tokyo em 2020, é a modalidade com mais chances de continuar pertencendo aos Jogos Olímpicos. Lembramos que o karate já esta inseridos desde 1988 nas competições que fazem parte do circuito olímpico como os Jogos Pan-americanos (vide post anterior). Todos os esportes quando entram nos Jogos Olímpicos passam pela fase "esporte experimental" e com o karate não será diferente!
O vovô quer desacreditar a entrada do karate nas olimpíadas exatamente porque "já sentiu o cutuco", pois a "diáspora" do karate já esta acontecendo nas federações não reconhecidas pelo COB/COI. 
 

Gostamos do depoimento deste seguidor da página*

Sem falar que o vovô dá amostras evidentes de que morre de inveja da CBK, visto que não perde a oportunidade de desmoraliza-la tentando macular sua imagem sempre que pode a acusando de “ser cartelizada”, etc. Até a tocha olímpica o vovô já carregou enquanto destilava todo os seu veneno com relação ao “karate olímpico”. Da festinha olímpica o vovô bem que gostaria de fazer parte, alias ele já mandou E-mail para a CBK sugerindo uma “parceria”... Dizem que toda a inveja é na verdade uma admiração encubada.

Vovô mendigando uma parceria com a CBK*


O que podemos então afirmar com relação ao karate nas olimpíadas?
O karate esta nas olimpíadas e participará dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 como modalidade experimental. Nesta fase se verificará principalmente se a nova modalidade realmente cativará o público, se será bem organizada, etc. Sim, pois as olimpíadas tem que atrair o público e uma modalidade que não consegue isto não é interessante para um mega evento como as Olimpíadas. Todos os esportes que entram para os Jogos Olímpicos passam por esta fase de “esporte experimental”. Levando em consideração que o karate realmente é praticados em todos os continentes do mundo, a sua entrada definitiva nos Jogos Olímpicos é uma questão de detalhes, pois público é o que não vai faltar. Também não podemos negar que a WKF tem feito um excelente trabalho divulgando a modalidade, além do que a entidade vem dando um ótimo exemplo de organização e estruturação. Ressaltamos que a parte mais complicada deste processo de entrar nas olimpíadas já foi feito pela WKF, que foi adaptar a arte marcial para os ideias de Fair Play que o COI exige. O karate já cumpriu quase todas as etapas perante o COI, fase "experimental" seria um teste final. 


Quem é o representante do karate nas olimpíadas?
Oficialmente a entidade reconhecida pelo COI é a WKF e somente esta!
No Brasil a representante da WKF é a CBK e somente esta é reconhecida pelo COB (vide link, link).

Print da pagina do COB


Complicado não é mesmo?
Não é complicado se vocês entenderem os seguintes esquema:
Reconhecido pelo COI: WKF;
Reconhecido pelo COB: CBK.
Realizadora das olimpíadas: COI.



A WUKO (atual*), WUKF, UWK, WKC, IKOK, IKU, WSKF, ITKF, WTKF e suas filiadas não são oficialmente reconhecidas pelo COI (e a liga do vovô também não é). Apesar de algumas destas***** terem feito uma coligação para fazer frente ao COI e provar que podem representar o karate nas olimpíadas, estas não receberam o reconhecimento do COI (ainda). Repetimos, somente a WKF e suas filiadas são reconhecidas pelo COI. Um dia quem sabe possa haver uma negociação, mas sabemos que este processo é complicado, a história já nos mostrou isto.
Ah, mas no Japão a IKO e JKA se juntaram com a JKF!! Sim, elas chegaram num acordo no Japão, e esta coligação é valida somente lá. Se algum atleta japonês vindo da Kyokushin quiser competir nas olimpíadas terá que ser por intermédio da JKF, pois a JKF no Japão é a que realmente esta vinculada ou COI. Este tipo de esquema entre federações pode ocorrer em âmbito nacional, ou seja, entre entidades aqui no Brasil, mas se isto acontecer estas entidades terão que rezar a cartilha da CBK***. Um exemplo é o Taekwondo e Judo que possuem ligas independentes vinculadas ou não a confederações olímpicas.

Exemplo: “LNJ > CBJ/COB > IJF > COI”

Imaginem o vovô que inclusive ataca e acusa a CBK de formação de cartel se sujeitando a rezar a cartilha da CBK… Nãããoo!!! Seria o pesadelo do vovô do CONFRAM!! Justo ele que quer dominar o karate nacional!!!!
O fato é que o vovô é tão desprovido de inteligência que não sabe definir a diferença entre uma LIGA e uma FEDERAÇÃO****. Liga nunca terá função de federação.


Então quem manda no karate no Brasil é a CBK?
Não, terminantemente não! A CBK é a única representante do karate perante ao COB/COI, somente isto. O karate no Brasil esta pulverizado em várias representações nacionais, algumas muito boas, outras nem tanto, todas elas criando os seus torneios a nível nacional, algumas com um número representativo de participantes, outras com meia dúzia de gatos pingados como a do vovô do CONFRAM. A famigerada “Lei Pelé” se encarregou de facilitar a criação de várias federações e ligas que se dizem representante do karate no Brasil, incluindo a liga de fundo de quintal do vovô do CONFRAM, sem nenhuma representatividade, a onde até os seus supostos “filiados” dão calote e não participam de seus torneios para o desespero do vovô.

Mim muito triste, ninguém quer mim.*
 
Outra coisa que devemos relembrar, o Ministério dos Esportes não se mete na organização das confederações, pois isto não é competência do ME, já explicamos isto em outro post em que falamos do vovô (link). Muito menos os CONFEF/CREF podem se meter nas artes marciais.

Finalizando:
A CBK não manda no karate no Brasil (ainda);
A CBK não é a única representante do karate no Brasil;
A CBK é a única representante do karate olímpico no Brasil e a única vinculada ao COB/COI;
O COI só influencia o karate olímpico;
A WKF é a única reconhecida pelo COI;
O karate esta nas olimpíadas como esporte experimental.


Portanto até 2020 o karate esta olímpico e tem grandes chances de continuar sendo! Quem vai decidir se o karate continua nas olimpíadas é o COI e não o vovô do CONFRAM. O Taekwondo quando se tornou “esporte experimental” era muito menos popular que o karate, tinha menos praticantes, no entanto esta nas olimpíadas até hoje. Fazer o karate entrar nas olimpíadas para depois tirar seria mais desvantajoso para o COI do que para o karate.

Encerramos este post com mais uma pérola do vovô! Ele inventou de caçar os Dans de pessoas que nunca pediram o reconhecimento dele. Ninguém nunca viu esta de cancelar Dans já dados, mesmo porque uma vez dado o dan é dado, não pode ser desdado. Vovô é assim, se acha o todo poderoso do karate brasileiro (e quer ser da arte marcial com o CONFRAM). Ele mesmo filia e desfilia, ele mesmo valida e desvalida, ele mesmo autoriza e desautoriza, ele mesmo reconhece diplomas internacionais com ou sem CNPJ, desde que seja de seu interesse.


Vovô cancelou os dans de quem nem era filiado a liga*

Vovô cancelou Dans de quem não é da liga e ainda foi desaforado*

Vovô fazendo a limpa, é novidade cancelar Dan já dado.*


Qual será a próxima aventura do vovô? Aguardemos!!! Talento para ser motivo de piadas ele tem de sobra e cada dia se supera mais.


Texto: Taka Nakara


Ver também:


*Todas as imagens usadas neste post. Estão publicadas no facebook em domínio público, qualquer um que tiver acesso ao facebook pode conferir não só as imagens como as publicações e os diálogos estabelecidos;

** A atual WKF é a herdeira da antiga WUKO (World Union Karate-do Organization), a WKF (World Karate Federation, também conhecida como FKM) inicialmente foi proposta pelo COI para unir a ITKF e WUKO no início da década de 90, mas com a retirada da ITKF das negociações a WUKO acabou se tornando WKF. A atual sigla WUKO (World United Karate-do Organization) se refere a outra instituição que não tem relação com a atual WKF. A sigla “WUKO” não foi protegida por patentes o que gerou esta confusão.

*** Já existem acordos sendo feitos entre a CBK e outras confederações.

****Há uma diferença entre Liga e Confederação/Federação, as ligas juntariam clubes, academias e associações para a realização de torneios independentes da federação; A Confederação administraria o esporte a nível nacional e a ela se filiam as federações; A Federação seria a representatividade da modalidade esportiva nos estados e a ela pode-se filiar atletas, clubes e ligas.

*****Federação Internacional de Karate Tradicional (ITKF), Confederação Mundial de Karate (WKC), União Mundial das Federações de Karate-Do (WUKF), Organização Mundial das Federações de Karate (WUKO), União Karate Internacional (IKU), Organização Internacional Karate-Kyokushinkaikan (IKOK) e a Federação Mundial Fudokan (WFF). Estas entidades fundaram a UWK United World Karate com o intuito de representar o Karate em nível mundial.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: