O que é Fin Jutsu?

 Primeiro artigo do blog publicado em 12 de Setembro de 2010.

    Segundo consta no dicionário, "picareta" é a definição de uma pessoa de má índole, um charlatão, bandido, pilantra, entre outros. No caso das artes marciais, há uma grande variedade de estilos de luta não convencionais, que eu chamo de "Finjutsu": uma neologia irônica que combina as palavras "fingir" em português e "jutsu" em japonês, que significa técnica. Em outras palavras, Finjutsu é a arte de fingir e enganar futuros adeptos das artes marciais.


Mas quem são estes pseudomestres e como eles agem?


    Segundo o dicionário, "picareta" é uma definição para uma pessoa de má índole, charlatã, bandida, pilantra, entre outras características negativas. No mundo das artes marciais, há uma enorme variedade de estilos de lutas nada convencionais, os quais eu chamo de "Finjutsu" - uma neologia irônica que combina duas palavras: o verbo "fingir" em português e o termo japonês "jutsu", que se refere a técnicas. Em outras palavras, Finjutsu é a arte de fingir e enganar futuros adeptos das artes marciais.

    Essas pessoas são dotadas da habilidade de persuasão, enganando outras através de histórias que até mesmo eles mesmos não sabem se são verdadeiras. Quando se trata de artes marciais, afirmam ser ex-aprendizes de "velhos orientais" que lhes passaram conhecimentos secretos e golpes infalíveis. Ou ainda, afirmam serem aprendizes de técnicas Shinobi ou terem resgatado um antigo estilo de luta de um pequeno país asiático pouco conhecido.

    Por mais ridículo que possa parecer, suas escolas de Finjutsu são rapidamente infestadas de adeptos dispostos a aprender técnicas milenares de seus estilos fulgurantes. Basta que o suposto mestre ofereça o objeto de desejo de seus alunos por meio de discursos inflamados e vazios, com toques de ocultismo espiritual, para que seus "adeptos" se tornem fervorosos seguidores, prontos para defendê-los a qualquer custo dos ataques de críticos conhecedores das artes marciais.

    Por incrível que pareça, o Finjutsu é uma técnica tão poderosa que o impostor está praticamente protegido pelos que acreditam em suas falácias.


Tipos de mestres do Finjutsu.


    O clássico: é o típico leigo que nunca treinou artes marciais na vida, mas usa filmes de kung-fu, livros e revistas de artes marciais para aprender a chutar e golpear. Muitos estão em cidades do interior ou em bairros humildes, e suas vítimas preferidas são jovens e aficionados em artes marciais, filmes asiáticos de luta, mangás e animes japoneses. Eles ganham dinheiro promovendo exames de graduação, cursos e seminários, sempre sendo o principal responsável por tudo.

    O proselitista: é aquele indivíduo que transforma seu finjutsu quase que numa religião, fazendo lavagem cerebral em suas vítimas.

    O corporativista: geralmente já praticou várias artes marciais, misturou o que aprendeu e passa a utilizar essa mistura como uma nova arte marcial repleta de armas japonesas e chinesas, recheados de lendas e mitos da cultura oriental. Em muitos casos, o esquema é criado em grupo com outros ex-praticantes, cuja finalidade é realizar exames de graduação sob o sistema de pirâmides. Com isso, promovem cursos e eventos do tipo "encontro dos mestres".

    O falsário: afirma ter praticado algum estilo famoso ou clássico, mas tudo isso não passa de puro "finjutsu". Seus instrutores sequer existiram, seus certificados - aparentemente escritos em caracteres chineses e japoneses - são forjados com uso do Photoshop. Eles criam federações e associações para promover sua arte marcial e oferecem até cursos de graduação rápida com certificação.

    Os Crefistas: o Conselho Regional de Educação Física (Cref) é um órgão regulamentador que tem como objetivo fiscalizar e regularizar a profissão de Educação Física no Brasil. Dessa forma, para atuar como professor de Educação Física, é necessário possuir uma formação específica e estar registrado no Cref (tecnicamente não precisa, mas tem lobby por trás...). No entanto, há casos de profissionais que se aproveitam dessa regulamentação para promover e criar artes marciais falsas, sem nunca ter praticado algo, e ganhar dinheiro enganando pessoas. Esses Crefistas desonestos se aproveitam da credibilidade que a regulamentação do Cref confere para promover artes marciais falsas criando certas "gambiarras marciais", misturando armas japonesas, técnicas chinesas, roupas de ninjas, chutes coreanos, tudo isso regado a histórias fictícias sobre antigos guerreiros ou doutrinas religiosas pouco conhecidas. Muito orientalismo e apropriação cultural. Por conta do "cheque em branco" que o Cref assina, oferecendo cursos e exames de graduação instantânea para estudantes de Educação Física, sem se importar com a qualidade do ensino ou com a veracidade dos certificados emitidos.

    De fato, o CREF não possui critérios para realizar fiscalização de artes marciais. A fiscalização do Conselho Regional de Educação Física para artes marciais é PROIBIDA e cabe até processo, que na maioria dos casos são favoráveis aos instrutores que estão na linha!

Como combatê-los?:
 

    Desmascará-los é quase impossível, pois a técnica principal do "finjutsu" é manter seus seguidores apelando para argumentações baseadas em supostas filosofias milenares extraídas sabe-se lá de onde. Mesmo quando comprovada a fraude, o pseudo-mestre reafirma suas alegações acrescentando mais argumentos inventados na hora, até que seus seguidores tomem a iniciativa de defendê-lo, incluindo aqueles que já se beneficiam de suas artimanhas.

    A principal alternativa é a informação. Só é possível desmascarar um mestre de "finjutsu" quando conhecemos a verdadeira origem das artes marciais que procuramos praticar. Existem muitos desses professores que criam certas "gambiarras marciais", misturando armas japonesas, técnicas chinesas, roupas de ninjas, chutes coreanos, tudo isso acompanhado de histórias mirabolantes sobre antigos guerreiros, ou até mesmo utilizando doutrinas religiosas pouco conhecidas.

    Este blog tem como objetivo prevenir leigos que, movidos pelo interesse em aprender artes marciais como filosofia ou atividade, acabem envolvidos em grupos de malandros e enganadores. O blog desvendará estilos curiosos e, com informações concretas, tentará desmentir estes "Grandes Mestres" do Finjutsu.

25 comentários:

  1. Concordo com o exposto em gênero, número e grau. Acrescento que isso é intrínseco do ser humano, em especial quando se observa uma brecha da qual se possa tirar qualquer tipo de vantagem, desde o retorno financeiro até o afago aos egos inflados destes pseudo-mestres. Exemplo clássico é o que acontece com a proliferação das "igrejolas" sob a égide do Evangelho Cristão, processo que em muito se parece com o que você relatou quanto aos diferentes tipos de enganadores travestidos de mestres.
    Parabéns e obrigado pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário! Tanto que aplaudi!!
      Qualquer professor, instrutor ou quem interessar possa, está permitido a replicar esse texto. Desde que deixem os créditos ao autor e o site.

      Excluir
  2. Ótimo blog. Você está prestando um ótimo serviço as pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não pode simplesmente sair falando mal e criticando, precisa de provas concretas não só sobre a inexistência do estilo, mas também sobre a suposta formação de seus "mestres".

      Excluir
  4. O que define um picareta?

    Resumindo: Pra mim é a mentira.

    Se o sujeito afirma e comprova que treinou alguma arte marcial e que após anos de estudo e treinamento desenvolveu uma nova arte marcial, escola ou método de treinamento, ok. Treina quem quiser e acreditar no cara. Eu não vejo nenhum indício de picaretagem aí. Vejam bem, pouco importa se a arte marcial é "eficiente" ou não. Essa questão de "eficiência" é muito relativa.

    A maioria dos estilos marciais que conhecemos hoje em dia surgiu assim.

    Exemplos: Jigoro Kano (comprovadamente treinou estilos de Jujutsu antigos e fundou o Judô); Morihei Ueshiba (comprovadamente treinou estilos de Aikijujutsu antigos e fundou o Aikidô); Gishin Funakoshi (comprovadamente treinou estilos de Karatê antigos e fundou o Shotokan Karatê-Dô); Mestre Bimba (comprovadamente treinou estilos de Capoeira e fundou a Capoeira Regional); Masaaki Hatsumi (comprovadamente treinou estilos de Ninjutsu e fundou a Bujinkan); Stephen K. Hayes (comprovadamente treinou na Bujinkan e fundou sua própria escola); Hélio Gracie (comprovadamente treinou Judô e fundou o Brazilian Jiu-Jitsu);

    Agora se o sujeito não tem provas de que treinou alguma arte marcial e "desenvolve" uma nova arte marcial apenas vendo vídeos ou usando técnicas nada a ver, aí sim é um picaretão.

    Exemplos: Ashida Kim (usa técnicas de Karatê Shotokan nas aulas, seu nome é uma mistura de japonês com coreano, é norte-americano e alega ser soke de um estilo que não tem comprovação, faz mágicas e outras bizarrices); Frank Dux (jamais comprovou o que alega que treinou, usa malabarismos em seus treinos, diz que foi campeão de um torneio imaginário, como artista marcial é um ótimo roteirista de filmes); Soke Sombra (não sabe porra nenhuma de arte marcial, alega - com orgulho - que treinou com o "Grande Ashida Kim", alega que é amiguinhuxx do "Incomparável Frank Dux", mistura arte marcial com religião e "magia", engana um monte de meninos de apartamento); André Vianna (treinou um pouco de BJJ e Karatê, se aliou ao Hildebrando Luiz - ex-ninja picareta - e fundou um "Novo Clã de Ninjutsu", sua tradição vem de seu avô que consertava tatame na associação de Judô do RJ, acha que ninjutsu é se equilibrar em cima de um toco e correr no meio do mato); Rogério Gouveia (não sabe falar japonês e abomina a cultura oriental, porém quer ser mestre ninja. É pastor evangélico e doente mental diagnosticado. Tirou 0,5 ponto em uma prova de concurso pra dar aulas pros agentes prisionais. Ouve falar de um estilo e logo se diz mestre daquilo. Não sabe lutar e chama os outros pra briga); Kung Fu Tushy Foashy (arte marcial de jogadores de RPG. Supostamente inventada há mais de 5000 anos na China por um cara loiro e que usava katana. Scorpion - do MK - era um dos mestres do estilo. Posições ridículas e gritos ridículos. Prato cheio pra meninada de apartamento); Rogélio G. Magliacano (Argentino que alega ter aprendido com um Chinês como manusear uma espada japonesa e trabalhar o corpo no ritmo do Body Combat; possui histórias que não explicam coisa alguma, cursos com custos absurdos e dojos-franquias abertos mais rápido do que lojas do McDonald's.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hanzo, sobre Magliacano eu tenho um farto conteudo. Tanto que os pakuanos estão enlouquecendo comigo, até falso advogado alega que a PF está me investigando... HUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHA

      Excluir
    2. Hanzo... Fiquei com uma duvida... Por que se referiu ao Hildebrando Luiz como "ex-picareta" , ele deixou de ser e agora trabalha serio com artes marciais ou deixou esse ramo???

      Ps: Sua lista é bem extensa... Acho que eu so conhecia o Ashida Kim e o Dux dos que despertam "estranhesa".

      Fora isso nao tem como negsr o legado deixado por Ueshiba, Kano, etc...

      Acho que picareta é aquele que não diz a verdade, vende um produto com embalagem de outro... Mas se o cara fundou algo e conta toda a verdade sobre aquilo(como ele aprendeu, desenvolveu, etc) e da aulas pra pessoas que sabem no que estao se metendo, acho que não pode ser chamado de picareta...

      Excluir
    3. Felipe,

      O Hildebrando Luiz, quando ainda era adolescente, foi enganado pelo André Vianna a "fundar" um "novo clã de Ninjutsu".

      Ele já treinava ninjutsu antes de conhecer o André Vianna, mas abandonou o antigo mestre pra embarcar nessa canoa furada que era o Kage no Ookami.

      Aí, depois de uns 4 ou 5 anos nessa vida de picaretagem, ele acordou e deu um pé na bunda do André Vianna e do Kage no Ookami. Pelo o que eu fiquei sabendo ele está treinando com a Jinenkan e planeja abrir um dojo em breve. Mas parou com aquela história de Mestrão ninja e pôs os pés no chão.

      Por isso eu falei "ex-ninja picarteta".

      Já o André Vianna, pelo que eu soube, os alunos só treinavam com a "dupla dinâmica" porque o Hildebrando sabia um pouco de ninjutsu. O André Vianna não sabia nem qual lado da espada enfiava no adversário. Aí, quando o Hildebrando saiu, a maioria dos alunos abandonou o Kage no Ookami e o "clã" está desaparecendo. O André Vianna tá tentando voltar pro Jiu Jitsu, mas parece que os jiujiteiros do RJ estão com o pé atrás com ele e não estão facilitando a vida.

      Tenho apenas algumas ressalvas com relação ao último parágrafo do seu comentário. Uma pessoa que NUNCA treinou NADA de Ninjutsu não está apta a "fundar" um novo estilo de Ninjutsu só vendo filmes na TV e vídeos no YouTube. Nem mesmo se essa pessoa treinou 8 ou 80 anos de Muay Thai, Karatê, Kendo, Boxe, Jiu Jitsu, Krav Magá e etc. ela estaria apta a fundar um estilo de Ninjutsu. Mesmo se uma pessoa super-graduada e respeitada dentro do Muay Thai confessasse publicamente que inventou um estilo de Ninjutsu baseado nas experiências dela, ela estaria "vendendo gato por lebre" e estaria mentindo e sendo um picareta. (Se quiser, pode trocar os nomes das artes marciais acima.)

      Excluir
    4. Hanzo Hattori concordo plenamente com o seu comentário inicial. Foi muito sábio. Pois realmente a maioria dos estilos marciais que conhecemos hoje em dia surgiram assim, dessa forma.
      Picaretagem é o cara não saber nada e não ser transparente, fingir ser o que não é.

      Excluir
  5. citaram o morganti aih em cima..... mas ele nao faz nada demais... eh somente judo com golpes contundentes (soco, chute).... que no japao ja tem e ha muito tempo, conhecido como nihon kempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hamilton,

      Nihon Kempo é uma arte marcial fundada em 1932 com fundamento no Judo, Karate, Jujutsu, Boxe e Wrestling. Ou seja, é uma arte marcial moderna misturada.

      O Judo Kodokan (tradicional) possui golpes contundentes (atemi) que são ensinados em aulas de defesa pessoal (Goshin jutsu). Ocorre que 99,9% das academias de Judo no Brasil não focam em defesa pessoal e sim em Campeonatos e Olimpíadas, onde essas técnicas são proibidas. Daí o mito "que no Judo não ensina a dar socos".

      O Morganti Ju Jitsu é uma mistura (na minha opinião pessoal, mal feita) de Judo com Karate feita por um brasileiro.

      Concordo com você quando diz que o Morganti Ju Jitsu é comparável ao Nihon Kempo. Mas discordo quando diz que o Judo não tem golpes contudentes (atemi) e discordo que o Morganti Ju Jitsu fez é a mesma coisa que o Nihon Kempo.

      Excluir
    2. MORGANTI JU JITSU É UMA PSEUDO ARTE, INVENTADA DAS HISTÓRIAS DO TAL DO RICARDO MORGANTI, ELE PEGOU O JU JITSU ANTIGO QUE JÁ EXISTE HÁ MILENIOS E COLOCOU O NOME DE MORGANTI. RIDÍCULO ISSO!

      Excluir
  6. Texto ótimo, mas é urgente corrigir os muitos erros de ortografia ou a credibilidade vai para o ralo.

    ResponderExcluir
  7. http://www.bujinkan.com.br

    Bujinkan Hattori Hanzo Dojo
    Responsável:

    Sensei Fernando Cardoso [n]15° Dan - Japan
    Shihan Ku Gyô Menkyo Kaiden

    Mestre Super Saiyajin

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos! Eu gostei desse blog, ajuda muito na informação. Eu comecei a praticar hapkido e, sabendo que é uma arte marcial "rara", fiz muitas perguntas ao meu mestre. Depois fiz várias pesquisas na internet. No fim das contas eu concluí que ele não estava mal intencionado. O problema era o mestre dele que é mais um desses Grão-mestres farsantes. Segue aí o curso proposto pelo Grão Mestre do Finjustsu Hapkido:

    http://orkut.google.com/c50801-t396f9c1dce9b5021.html

    Segue o texto que está "dentro" do link em caso de a página for "removida" da internet:

    "CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE HAPKIDO
    Curso é somente para os professores e instrutores: faixa vermelha, ponta-preta, faixa marrom ou faixas pretas de qualquer modalidade de arte marcial, terão reconhecimento de faixa-preta Recomendado 1o DAN de Hapkido após exame no final de cada Módulo.
    Os professores que obtiverem aprovação no exame final receberão o registro de graduação poderão Ministrar aulas de Hapkido, fazendo parte do quadro de instrutores da ISA e continuar aperfeiçoando-se com os Mestres da ISA - Brasil.
    Todos os participantes receberão Dobok , certificado de Instrutores da ISA – BRASIL, Apostilas e Camisa do Curso.
    O CURSO SERÁ AOS SABADOS (06 MESES - 30 AULAS) DIVIDIDO EM 02 MÓDULOS:
    MÓDULO I• 15 aulas (Sábado) – 40 hs de carga horária.
    • Treinamento do Currículo de Branca a Verde.
    • Curso de Arbitragem.
    MÓDULO II• 15 aulas (Sábado) – 40 hs de carga horária.
    • Treinamento do Currículo de Azul a Preta.
    • Curso de Armas.
    Os Alunos Receberam:
    * Certificado * Apostila * Dobok Preto ISA * Escudo Bordado * Curso de Hapkido * Curso de Arbitro * Galão de Juiz
    VALOR DO CURSO:.............R$ 900,00
    A VISTA..........R$ 700,00
    PARCELADO EM 06 VEZES:
    1º...R$ 300,00
    2º...R$ 200,00
    3º...R$ 150,00
    4º...R$ 100,00
    5º...R$ 100,00
    6º...R$ 50,00
    LOCAL DO CURSO:
    Academia
    Tijuca / NOVA IGUAÇU - RJ
    Informações:
    www.isabrasil.hpg.com.br
    Email para Contato: dwfcastro@ig.com.br / isa_brasil@ig.com.br"

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Cai nesse conto do vigário quem quer ! já conheci muitos finjutsus na minha vida, e particularmente fui vítima de 2 deles. Ninjutsu e kung Fu, são os mais contaminados com a pirataria marcial e fakemasters rsss.

    ResponderExcluir
  11. Mestre Renan de Copacabana, Mestre do famoso estilo Viet-vo-Dao, Kung Fu do Vietnã , kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por esta postagem sobre os falsários mestres que se dizem que são. Para mim é uma grande falta de respeito com os grandes mestres que com muito esforço, dedicação e estudo, e também desrespeita os mestres que atualmente estão dando as suas aulas e passando bons ensinamentos! Parabéns por esta criação do blog e é uma grande força que nos dá para não cairmos nas mazelas destes falsos mestres. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo trabalho! Sua linha de pensamento levá-nos a pensar numa autoavaliação. Ensino Wing Chun a mais de 30 anos. Hoje acrescento elementos de outras artes marciais no sistema. Todavia deixo claro a todo alunos estes detalhes. Porque importa-me que sejam mais eficientes do que originais. Uns apoiam-se na originalidade, genealogia, autenticidade. Pessoalmente também valorizo conceitos milenares comprovados através dos séculos. Porém os tempos mudam com o surgimento de tantas artes novas e penso que tudo precise ser testado. Que você acha de existir um "Inmetro para artes marciais"??

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber sobre o estilo Mi Zongji Quan Phai, criado pelo auto intitulado, Grão mestre Kleber Farache Ferreira, também conhecido Fang Kai Li, da cidade de Guaratinguetá-SP; link: https://www.institutofkl.com/

    ResponderExcluir
  15. Tem alguma coisa a dizer sobre o mestre shien do piaui?

    ResponderExcluir
  16. Alguem pode comentar sobre as escolas de Krav Maga formada por brasileiros, prático arte marcial ha mais de 20 anos, e vejo professores desses grupos de Krav brasileiro, com movimentação de faixa branca.

    ResponderExcluir