domingo, 29 de maio de 2016

A máfia dos certificados frios e fajutos 2ª parte - Diplomas em línguas asiáticas


Coisa linda este certificado escrito em "japonês" (chinês, mandarim, cantonês, hangul, tailandes, etc), mas seria melhor ainda entender o que significa este monte de risquinhos.
Este post foi mais complicadinho de escrever pois tivemos que decifrar o que esta escrito nos certificados e contamos com a ajuda de nossos consultores.
A verdade é que tem coisas tão absurdas escritas que alguns de nossos consultores nas línguas nativas se recusaram a tentar traduzir sentença por sentença pelo fato de não significarem coisa alguma. Em alguns casos nossos consultores de línguas asiáticas só conseguiram responder com risadas, outros disseram que nem o diabo lia aqueles textos. Alguns são tão esdrúxulos que realmente não tem tradução em nenhuma língua, pois são apenas palavras jogadas aleatoriamente como se uma criança de três anos tivesse batido no teclado. Tem coisa tão absurda que atrapalhou inclusive os que conseguem ler. Daremos cinco amostras destas pérolas do finjutsu.

1. Temos este certificado de um Sr. de Pernambuco que se diz mestre de um monte de artes marciais, insiste em adquirir estes certificados picaretas que colocam textos em japonês que o pessoal só pega e cola com Photoshop, só que é nos detalhes que pegamos esta gente na mentira.

Total falta de coerência entre o texto em japonês e o texto em inglês,
muita cara de pau, photoshop total.

O que podemos constatar no texto em japonês é o início da introdução de certificado do Kyokushin, porém este texto esta cortado, tinha mais coisas que deveriam ter sido escritas, sem falar que em japonês não possui a data da certificação e nem o nome de quem esta sendo graduado. E o detalhe que mais denuncia é o fato de estar escrito em péssimo inglês "8 th Dan", enquanto que em japonês esta escrito "shodan" (1ºDan 初段). Só isto faz com que o certificado não seja levado a sério, pois o que esta escrito em inglês não tem coerência com o que esta escrito em japonês.

Texto em Japonês:
"Considerando que tendo completado com sucesso
os métodos e técnicas de Karare básicos
e, além disso, entende a verdade suprema
e as forças espirituais envolvidos,
ora o honra com o posto de 1º Dan.
IKO Kyokushin Kaikan Honbu"

Texto em Inglês:
"Certifica-se
Shihan - Fulano de tal
Grau de 8ºDan Kyokushi Kai Kan
Oficial mandatário geral da WKKO, no país - Pernambuco Br.
Federação Pernambucana de ......."


Finalizando, este certificado do 8ºDan (ou 1ºDan) há uma falta de coerência na hora de descrever o nome da instituição: é "Kyokushin Kai KEN" ou é "Kyokushi Kai KAN"? É IKO ou WKKO? Esta instituição internacional não é reconhecida como representante do estilo, diga-se de passagem. Os carimbos são sempre o mesmo, sempre editados em photoshop, estes são vendidos a rodo na internet (vide post anterior sobre o tema).

2. Outro certificado também da mesma leva de Pernambuco, este não tem tradução lógica, pois os termos foram colocados de forma aleatória e mistura Kanjis (Hanja) e Katakana. Mostramos para japoneses e eles tiveram dificuldades de ler, mostramos para um chinês e ele não consegue ler este texto. Detalhe: a arte marcial muda de kickboxing, muaythai, mas o texto em "japonês" continua o mesmo. O texto em "japonês" também não tem nome, não tem data, não tem o nome da instituição. Este pessoal de Pernambuco estamos investigando a um tempo, merecem um post só para eles.

Como diria uma de nossas consultoras: um catatau de kanjis.
Colocaram qualquer coisa ai, fotoshop, este templete também é vendido a rodo.
O carimbo hanko é sempre o mesmo, só photoshop.


Depois que postamos este certificado na página "Isto não é arte marcial" (facebook), colocando inclusive o texto em espanhol explicando o fato de nenhum asiático conseguir assimilar isto, estes certificados da WCU sumiram. Mas layout é vendido na internet (vide post anterior sobre o tema). Outra, esta instituição (WCU) costuma dar umas escorregadas no inglês também.

3. Este certificado já diz tudo, ele por si só já é um verdadeiro M.M.A. Misturaram tailandês, chinês, japonês, inglês, carimbos com escrita japonesa (na ordem errada) e outro com escrita chinesa (tambem a ordem errada), simbolo do Kyokushin, a palavra Muaythai, e Mixed Martial Art.

Fazendo um verdadeiro Pot porry de elementos de várias culturas para justificar o M.M.A.


Chang: "Tem até kyokushin escrito Ae....mas dialetos chinês e japonês misturado e foda....."

O texto em chinês esta escrito:
"Título de membro
Esta pessoa é membro destas instituição e deve respeitar as regras da mesma."

Somente isto, nada a mais. No texto em chinês não tem a data, não tem o nome da instituição, não tem o nome de quem esta sendo graduado. Aliás, este texto é o que mais se vê em certificados picaretas, inclusive é um template muito vendido (vide post anterior sobre o tema). O hanko da direita esta escrito o nome de alguém em katakana no sentido errado, o hanko (inkan) da esquerda foi uma tentativa fracassada de escrever em chinês um nome estrangeiro de um "mestre" usando google tradutor, também esta no sentido de escrita errado, mas igual para os chineses o que esta escrito não significa nada.

4. Este outro certificado é o que fez nossos consultores darem risadas, pois não tem nada escrito, é apenas um monte de kanjis colocados de qualquer forma. Ou seja, alguém entrou no "inserir caractere" e clicou em qualquer ideograma. Notem que eles são meio parecidos, possuem o mesmo radical (o chapeuzinho em cima da letra). Não se lê isto em lugar nenhum.

Uni-duni-te o kanji escolhido foi você! Estes são famosos por
assassinar a língua portuguesa também.


Chang (consultor de língua chinesa): "A primeira imagem é imoral.......nem chinês, nem japonês, nem coreanos e nem o Diabo sabe o que significa isso....."

Outro erro notado pelos consultores, eles perceberam que no carimbo (hanko, Inkan) esta escrito a palavra "bombeiro" em kanji (em japonês e em mandarim é a mesma palavra).

Nos certificados desta trupe sempre vai aparecer o
aval dos "bombeiros" e da "tatuagem de dragão".
Ishikawa (consultor de língua japonesa): "E esse carimbo com caracteres chineses diz algo.... Os dois de cima não sei pq esta em chinês e eh caracteres simplificados da China..... O de baixo significa "combate a incêndios.... os dois debaixo, são iguais para chinês e japonês.....
Chang: "Só pra enganar os que não sabe o que significa... eu sou chinês e traduz.....龙纹=tatuagem dragão 消防=bombeiro......"


5. Neste outro o sujeito foi muito, mas muito infeliz, pois não precisa ter certificação de proficiência em língua japonesa para compreender o erro. Na tentativa de escrever algo legível em japonês este até tentou transcrever o texto de português para katakana , mas se atrapalhou literalmente sentido de escrita. Nenhum texto em japonês é escrito somente em katakana, errou feio. Até mesmo os japoneses se atrapalharam para ler e deram risadas depois, é muito bizarro.

Escrita tão bizarra que até os entendedores da língua japonesa se atrapalham ao tentar ler.

Ishikawa: "vamos colocar aqui o que tah escrito em katakana.....(ai meu pancreas): perotasuru su bura shi ru /na kuaridade de/ibuko ko n fu e re a/oruga ni za te i o n/kiku bo shi n gu/karate a n do/bukei ko ri yu/dain te ru na te i o na ru/opure shi den te";
Nakata: "O que esta escrito? O que é isto que esta escrito? O que é isto? Não estou entendendo. Não se escreve assim. 

Experimente ler esta papagaiada de katakana no sentido inverso, nenhum japonês escreveria desta forma, ainda mais somente em katakana.

Portanto caros leitores, preste muita atenção quando procurar um profissional de artes marciais, não acreditem em tudo que se vê, ainda mais quando este "mestre" faz questão de ostentar certificados, diplomas, condecorações, etc. Dificilmente um artista marcial vai ser formado em tantas artes marciais, ainda mais com graduações altas. Os documentos asiáticos seguem certos padrões que devem serem observados. Os padrões de escrita das línguas asiáticas também são negligenciados pelos falsificadores de diploma, eles se valem do fato de a maioria das pessoas entenderem patavinas do que esta escrito, aliás, quem faz estes certificados não entende nada destas línguas. Basta entregar estes certificados para alguém que entenda destas línguas que a farsa cai por terra. Tem mais desdas perolas, mas deixaremos para outra ocasião. 

Taka Nakara

Obs.: tivemos um outro consultor de língua japonesa e inglês, Sr. Matsu, que simplesmente se absteve de comentar os termos em japonês, ele só deu confirmação do que já tinha sido dito pelos outros, mas achou tudo um absurdo. Ele apontou erros com relação a língua inglesa que serão colocados num próximo post.

domingo, 15 de maio de 2016

Listagem de Finjutsu 1ª parte - Karate

Vamos parar um pouco de falar nos nossos favoritos, pois eles estão traumatizados. Vou começar com a série de listagens de finjutsu, fruto das denúncias enviadas à página do facebook "Isto Não É Arte Marcial", começarei com uma das artes marciais mais praticadas no Brasil, o Karate.


Esta é uma lista dos estilos de karate de origem duvidosa, ou mal explicada.
O critério usado para coloca-los nesta lista foi o fato de estas não terem ligação prévia com nenhuma linhagem de karate tradicional, simplesmente os seus criadores inventaram de fazer um estilo novo e disseram que era karate. E vamos ficar no mérito da falácia aplicada com relação ao surgimento destes estilos, não entraremos no mérito se elas são tecnicamente "boas ou não". Muitas delas nem deveriam, e nem podem, serem comparadas ao karate. Algumas tem histórias tão esdrúxulas que fico pensando qual foi a substância alucinógena que estas pessoas tomaram para chegar a estes estilos. Tem karate chinês, tem karate com nome coreano, tem karate escrito errado, tem karate dos graus absurdos, tem karate do espírito...

Abaixo nossa lista oficial de karate finjutsu. 

Tae Chuan-do Chinês: Um "mestre" do Maranhão que treinou judo, karate e kung fu resolveu misturar todos estes e criou este "Karate Chinês", o simples fato de dizer "karate chinês" já faz muito artista marcial cair na gargalhada, conhecimento geográfico, histórico e do karate absolutamente ZERO;




Te Ashi Do: de Santa Catarina, parece que veio do karate shorin, de repente é mestre de um monte de coisas, criou uma graduação em que a faixa parece uma cobra coral, nem ele sabe o que é;



Teashidokan: de  Minas Gerais, confecciona os certificados escritos em "japonês", o detalhe é que até japonês se atrapalha para ler o que eles escrevem de tão absurdo que é, se a pratica por um acaso é boa a falácia é nota 10, também o conhecimento de língua japonesa é ZERO;




Kata Shubu-Ryu: estes são do Rio de Janeiro, partiu da ideia de criar um estilo de karate adaptado para o biotipo brasileiro (num país multi-racial), mistura que junta judô, karate (estilos Goju-ryu, Wado-ryu e Shotokan-ryu), Jiu-Jitsu, Taekwondo, possuem graduações sem limite para graus (o mestre tem 22ºgraus), as faixas que usam  faria qualquer leitor de código de barra apitar, possui uma dissidência no Paraná (Shobu-do);





Kuei-shin: um estilo extinto, um a menos;




Karate Ashi-do: outro que veio com este papo de adaptar o karate para os brasileiros, diz que foi baseado no karate Shotokan, mas passa longe deste estilo;




Karate Wanderlee: não preciso nem falar, o karate do mestre que é só espírito, presença, não se sabe da onde saiu;


Karate Jen Shiang Shan: apareceu com o intuito de modificar o estilo Kyokushin, sumiu sem deixar rastro;

Karate Kum jutsu: o "mestre de tudo" mestre Clayton é 7ºDan desta coisa, outro que é graduado nesta é o mestre da mascara de Jason que menstrua, mestre Edgar Rengel;

Karate Shonaghai: do Rio de Janeiro, não sei da onde saiu, não dá nem para chamar isto de karate;



Bushido-ryu: outro de São Paulo que inventou um estilo de luta que junta tudo e mais um pouco;

Karate Goju-ryu de Piripiri: um lá de Piripiri pegou o nome de qualquer estilo que não existia na região e disse que estava ensinando Goju, mas do Goju nem sombra;

Karate Goju de contato: mais uma que o mestre Clayton é graduado, mas isto literalmente "nom ecxiste";

Kidoryukai: é do mesmo Wilson que cria nomes fictícios de mestres de artes marciais, duas siglas já foram maliciosamente usadas envolvendo este nome entre elas IKO e WKKO;

Kyokushin Kai Ken: outra que foi descoberta por intermédio do mestre Clayton, o Kyokushin não reconhece esta organização, virou um surto no nordeste, o nome do mestre Wilson esta envolvido nesta história;
 

Shingokai: até no nome do suposto japonês fundador eles criaram com um nome fictício "Takayama Nakamura" (formado por dois sobrenomes), também escrevem coisas esdrúxulas em língua japonesa, criado por um tal de Wilson Santos, esta é mais uma pérola descoberta por intermédio de mestre Clayton;

Shoto Kan Kai (Kyokan C. Bushido): dizem que são Shotokan, mas parece mais um iaido;

Simfuje: as vezes o mestre auto didata tarja preta aparece fazendo katas do karate;

WKKO: esta suposta federação internacional imita as siglas de outras instituições internacionais, mas já mudou de nome várias vezes, já foi "World Kyokushin Kaiken Organization" e agora mudou o nome para World Kidoryukai Karate Organization, encabeçada sempre por um tal de mestre Wilson que tem cerca de 14 blogs de instituições internacionais, (além de ser "mestre de tudo");

Pakua Hermano: juram de pé junto que não copiam técnicas do karate, mas nas fotos  imitam várias poses de kata, o problema é que não copiam direito.


Quem souber de mais estilos de karate que possam figurar nesta lista, favor nos informar.

Esta lista vai ser atualizada constantemente.

Ass. Taka Nakara


Temos fazer alguns esclarecimentos: 
Karate Machida - não é um estilo, pois o patriarca não criou nada novo, ele só manteve a forma antiga de se treinar karate Shotokan;
Karate Jutsu - não é um estilo, é só um resgate do karate como defesa pessoal;
Karate Esportivo - não é estilo, é o karate treinado com o foco no esporte de rendimento;
Karate Tradicional - não é estilo, é o karate treinado da forma antiga, da época que foi difundido;

Shobu-ryu (karate brasileiro): Deixam bem claro que se trata de um "karate brasileiro", criado no Rio de Janeiro, foi idealização de um grupo que queria criar um estilo de karate adaptado para o biotipo brasileiro, no somatório em comparação a outros até que se garante como estilo, ao menos são honestos na sua proposta*.


Não se consideram karate:

Taiyando - o mestre fundador se diz faixa preta de karate Shikokan (uma escola de Goju), usam kimono amarelo, mas não se denominam karate, apesar de usar os movimento do karate.
Uru-can - não é considerado karate, esta mais para um sistema de combate que mistura várias técnicas que por sinal é bem funcional.
ASAMCO - é uma dissidência do Taekwondo Songhahm (ATA), mas vai aparecer em outra lista dos finjutsus coreanos.


Leia também: "Listagem de Finjutsu 2ª Parte - Kung fu",
"Listagem de Finjutsu 3ª Parte - os mestres maluquinhos"



P.S. Estão no acusando de sermos anti éticos ao citar nomes... Agora me digam! Da onde estas artes marciais e estilos surgira?  Você sabe me dizer? Não entramos no mérito se elas são boas, só entramos no mérito da falácia que elas aplicam, só isto já é uma desonestidade intelectual que não pode passar desapercebido.

*Este estilo fazia parte da lista, mas saiu, pois pela honestidade da proposta, não merece entrar na lista.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Demagogias do Vovô do Tocantins - Karate


Vovô do "CONFRAM", órgão regulador das artes marciais que sequer tem lei aprovada para existir ( maior 171) adora dar uma de burro pernóstico. Além de ser a criatura mais contraditória do meio marcial (que muda conforme o oportunismo).
Veremos algumas de suas contradições.
A alguns meses atrás veio com esta de que o "karate não precisa se preocupar com olimpíadas", pois é algo que "esta muito distante".

Para o vovô do "CONFRAM" "à olimpíada esta muito distante" para o karate,
mesmo a modalidade sendo candidata para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.**

O que é um sonho próximo então? É o vovô criar um órgão regulador com base numa lei que pode nunca ser aprovada e tirar dinheiro dos desavisados? O CONFRAM sim me parece um sonho beeeem distante.

E como este vovô viaja em devaneios...

No inicio do ano o vovô veio com esta, ele vai carregar a Tocha Olímpica dos Jogos do Rio 2016. 


O vovô do "CONFRAM" se promovendo com as olimpíadas,
justo ele que disse não era para se preocupar com ela...**

Um sensei de karate se promovendo as custas de olimpíada,
segundo o próprio algo "muito distante" do karate.**

Segundo o vovô do "CONFRAM" "à olimpíada esta muito distante",
mas é conveniente para ele se promover as custas dela.**

Vovô do "CONFRAM", puro marketing, pura demagogia!**

Agora um carateca carregar uma tocha olímpica pode, desde que seja o vovô do "CONFRAM". Além de mal intencionado, mal informado, burro, este Sr. também é um hipócrita.

Vamos esclarecer o vovô do "CONFRAM".
Para uma arte marcial ser aceita como modalidade esportiva pelo COI há um longo processo de adaptação de regras para esta se enquadrar nos ideias de Fair Play do Barão de Coubertin. No karate este processo esta em andamento desde a década de 70. O Karate desde o ano de 1995 faz parte dos Jogos Pan-Americanos, Jogos Pan-Africanos, Jogos Asiáticos, Jogos Europeus, Jogos do Pacífico e esta como modalidade nos Jogos Mundiais. Todas estas competições citadas fazem parte do circuito Olímpico. O karate é a arte marcial atualmente com mais chance de entrar nas olimpíadas (há outras como Wushu, Sambo, Sumo). Atualmente a modalidade Karate é uma forte candidata para entrar nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020. Se o karate não entrar nas Olimpíadas de Tokyo, provavelmente entrará numa próxima. Há uma grande chance de ser para 2020, pois a olimpíada será no Japão, país da onde se originou o karate (Okinawa é território japonês). O Karate tem como concorrente o Baseball/Softball* que também é uma paixão nacional no Japão, porém o karate possui praticantes em quase todos os países do mundo.
Portanto vovô do confram, o karate entrar na olimpíada NÃO ESTA MUITO DISTANTE!

Campanha da WKF perante ao COI para a aceitação do karate 
como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.



Ver esta reportagem do SporTV: http://sportv.globo.com/videos/sportv-news/t/ultimos/v/karate-pode-se-tornar-esporte-olimpico-e-ja-estrear-nos-jogos-de-2020/5052668/

A representante da modalidade esportiva karate perante o COI é a WKF que no Brasil é representada pela CBK (vejam o link do site do COB). É a seleção de karate formada pela CBK que representa o karate brasileiro nas competições ligadas ao COI e é esta confederação que leva as equipes de karate para os Jogos Pan-americanos. Em 2015 a seleção brasileira de karate ajudou a alavancar o quadro de medalhas do Brasil em Toronto, e teve desempenho melhor do que o Taekwondo que é modalidade olímpica desde as Olimpíadas de Seul (em 1988). Foram 5 medalhas no Pan de Toronto, 2 de bronze, 3 de ouro.
Mas segundo o vovô "o karate não tem que se preocupar com olimpíada". E ele pode tirar  cavalinho dele da chuva, pois estes que estão na CBK não vão pagar anuidade para as instituições de fundo de quintal dele, pois são reconhecidos pelo COB/COI.

Seleção Brasileira de Karate (CBK) nos Jogos Pan Americanos de Toronto 2015.
Foram 5 medalhas. Lutas transmitidas pela Record News e pela Sport TV.
Se for mesmo para 2020 o Brasil tem uma grande promessa de medalha, o Bi-campeão Douglas Brose. Ele já ganhou todas as competições que um atleta de karate (na WKF) pode sonhar, só falta pra ele uma olimpíada. Para ele a olimpíada não esta tão distante.
Detalhe, ele não é campeão do "karate unificado" do vovô do Tocantins.

O Bi-campeão mundial Douglas Brose é um que esta esperançoso.
Caso o karate entre para as olimpíadas ele é um forte candidato a medalha de ouro.

Outras federações mundiais de karate se uniram para tentar fazer frente ao COI no intuito de provar que também podem representar o karate como esporte, porém somente a WKF é reconhecida pelo COI (pode tirar teu cavalo da chuva vovô). Diante disto podemos prever que, quando o karate se tornar olímpico todos vão querer se promover as custas disso (o vovô já esta). Digo que o olimpismo no karate pode fazer o que nenhum instituição internacional conseguiu, ajudar a unificar esta arte marcial.

Aliás, voltando ao vovô do "CONFRAM", ele tem esta ideia fixa de "unificar" o karate, vive criando ligas, uniões, órgãos reguladores ilegítimos. Por mais que o vovô do "CONFRAM" crie instituições de fundo de quintal com o falso pretexto de "unificar" o karate e as artes marciais, não existe nada na legislação esportiva que possa dar suporte às suas intenções, e as que ele usa a favor dele NÃO FORAM APROVADAS.
E ele ainda tem como jargão a frase: "karate levado a sério".
Nota: apesar de terem CNPJ, nenhuma das instituições do vovô do "CONFRAM" são reconhecidas pelo COB/COI. 

Vovô do Tocantins jurando que unificou o karate,
mas não é isto que recebemos na pag. INAM,
o karate esta entre as mais divididas no meio marcial.
**
Vovô do "CONFRAM" que quer "unificar" tudo em volta do próprio umbigo
mostrando como muda a opinião conforme lhe é conveniente.
Não tem jeito que dê geito na cara de pau.**
Enquanto tivermos leis como a Lei Pelé o vovô pode sonhar, pois esta união não vai acontecer. Como falei anteriormente, pode ser que o olimpismo no karate consiga algo próximo disto, de criar um fenômeno em que as instituições ligadas ao COI se fortaleçam e as de fundo de quintal enfraqueçam. Isto vai ser nada bom para o vovô do "CONFRAM" que pode ficar literalmente chupando o dedo.
O que o vovô do "CONFRAM" quer é que todos paguem anuidade para ele, mas suas instituições são sem representatividade e motivo de chacotas para alguns. Ele tem a falsa pretensão de "regularizar" o que é impossível regularizar, pois não temos as legislações que deem suporte a isto. As que dariam o suporte não passaram de projetos. Ele quer unificar o que tem se dividindo cada vez mais.

Texto: Taka Nakara

P.S.: existe uma polêmica quando ao karate entrar nas olimpíadas, muitas acham que o karate vai virar um esporte e deixar de ser arte marcial. Infelizmente se o karate se tonar olímpico é bem provável que aconteçam estas distorções. Se isto é bom ou não para o karate? Só o tempo nos dirá... Temos o exemplo do que aconteceu com o Taekwondo que atualmente virou uma esgrima de pernas (geração perninha) com isto podemos ter um prognóstico do que se esperar do karate caso ele vire olímpico. Sobre as outras federações que não são ligadas a WKF, não quero dizer que outros que praticam filiados a outras sejam falcatrua, existem outras instituições que merecem crédito, mas a considerável parcela destes que estão nas federações de fundo de quintal são picaretas.


Ver também:






*Outras concorrentes a esporte olímpico para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020: 
surf, skate, basebol/softbol, escalada, wushu, patinação, boliche e squash;

**Todas as imagens usadas neste post. Estão publicadas no facebook em domínio público, qualquer um que tiver acesso ao facebook pode conferir não só as imagens como as publicações e os diálogos estabelecidos.

 
.
 




segunda-feira, 11 de abril de 2016

CONFRAM – Conselho Finjutsu Raso na Arte Marcial.


 Existe alguma lei ou órgão que regulamente as artes marciais e a profissão de artista marcial no Brasil? Em principio, não existe tal órgão, nunca existiu e nem tão cedo existirá órgão regulador das artes marciais; nós do Blog queremos deixar isto bem claro. O CONFEF bem que tentou esta façanha várias vezes e acabou sem sucesso em todas elas. Quanto a Leis sobre a tal regulamentação, existem várias tramitando** e todas estão em fase de revisão de texto; algumas apensadas*** a outras por possuírem teor semelhante.
Vide link: Texto Leis da Arte Marcial

E ai é que esta o problema! Como tem várias leis semelhantes em tramitação o processo demora porque se pode fazer uma nova proposta considerando as outras, ou seja, mais revisões de texto.

Para um Projeto de Lei ser aprovado há o seguinte processo.
Vide imagem:

Vejam o fluxograma (clique na imagem que ela aumenta),
o Projeto de Lei que cria o CONFRAM sequer passou pelo primeiro losango e pode sequer passar.


No caso das artes marciais estas leis ainda estão sendo estudadas por comissões que podem aprová-las ou não, depois disto, estas leis ainda deverão ser votadas pela câmara, fora outros tramites conforme o diagrama acima. Diante disto podemos concluir que tal lei que regulamenta a arte marcial ainda esta muito longe de ser aprovada!

E para nossa surpresa, eis que tal órgão regulador surgiu!

Há algum tempo surgiu uma denuncia no Isto Não é Arte Marcial sobre a criação de um suposto órgão federal regulador das artes marciais. Isto mesmo! Alguém inventou um órgão regulador das artes marciais! Quem diria! Chegou-nos uma denuncia do tal de Conselho Federal de Artes Marciais (CONFRAM). Este é liderado por um Sr. do Tocantins que resolveu criar um conselho regulador baseado numa lei (Lei nº 2.889, de 2008, do Sr. Marcelo Itagiba) que sequer foi votada e que ainda esta em fase de revisão de texto; alias, pode até ser arquivada (já foi duas vezes) e substituída por outra proposta de Projeto de Lei.

Em outras palavras: não foi aprovada e pode sequer um dia ser.

Pois bem, o tal vovô criou o "CONFRAM" e saiu metendo o terror nos artistas marciais começando a exigir filiação a tal órgão, falando aos quatro ventos que quem não estivesse "regularizado" no tal conselho estaria na ilegalidade e infringindo as leis.


O vovô do "CONFRAM" metendo o terror nas organizações de artes marciais.*

Querendo aplicar um golpe sob o pretexto de "legalizar"
o que sequer tem lei aprovada para legalizar.*

Nem o CREF e muito menos o vovô do "CONFRAM" tem este direito!!!*


Um tipo de discurso muito parecido na época em que surgiu o CONFEF, 12 horas após a assinatura da Lei 9.696-98 pelo então presidente da Republica Fernando Henrique Cardoso; para alguns que não sabem, mas o CONFEF é um órgão privado e nem poderia sequer cobrar as tais taxas abusivas que impõe até hoje aos profissionais de Ed. Física – a menos que goste de pagar para trabalhar. Não há nenhuma lei aprovada para a criação do "CONFRAM", e até hoje nenhum projeto de lei que tenha como finalidade de fiscalizar artes marciais teve algum resultado positivo, senão atender interesses dos conselhos de Ed Física e dirigentes interesseiros de federações.
O tal "CONFRAM" é apenas um site, muito mal escrito por sinal, onde não há detalhes sobre a lei, nem mesmo quando tal foi aprovada. Apenas que seus interlocutores estavam exigindo cobrança de taxas entre R$200,00 para instrutores e R$100,00 por alunos.

Em uma ocasião na página INAM do Facebook desafiamos alguém a nos mostrar o Diário Oficial da União a onde aparece tal Lei que cria o CONFRAM sendo aprovada. Resultado? Ninguém achou a tal publicação no D.O.U.! A única coisa que nos enviaram foi uma publicação, que por sinal é a mesma que aparece no site deles, que trata somente da criação de uma Comissão Pró-fundação do conselho. Isto não é a lei aprovada! Numa discussão vejam só o que um dos puxa sacos do vovô do "Confram" falou na página Isto Não é Arte Marcial:

O vovô pode até "criar" uma comissão**** "Pró-Fundação", mas isto não quer dizer que a câmara,
 o senado e a presidenta vão aprovar a Lei, portanto esta publicação não serve de nada.*

O órgão "ESTA SENDO CRIADO", conforme um pela saco do vovô do "CONFRAM", ou seja, não existe.*

Após ser desmascarada a farsa o pela saco do vovô quer mudar de assunto e acusar a página*

E depois de provada a farsa o defensor do vovô picareta sai pela tangente. *

Não demorou muito o vovô do Tocantins veio dar o ár da graça com as suas falácias e ameaças de sempre. Detalhe, ele estava ciente de que se tratava de um "Projeto de Lei". Talvez na cabecinha dele um Projeto de Lei é lei válida, pois sabe-se que o vovô é absurdamente BURRO. Porém se ele sabe que "Projeto de Lei" não é lei aprovada a coisa fica pior para ele, pois prova a sua total má fé.


Extraído de publicação de domínio público

Extraído de publicação de domínio público


Outra lei que o vovô criador do "CONFRAM" adora citar é a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, a famosa lei Pelé que foi mais um desserviço para a arte marcial do que um benefício. A Lei Pelé muito mais contribuiu para a pouca vergonha que temos hoje, a onde vemos inúmeras federações de fundo de quintal brotar a todo instante. Esta lei só contribuiu para propagar a picaretice e o finjutsu. É na lei Pelé que o vovô se baseia para literalmente defecar moral de cueca e atacar outros tão desonestos quanto ele, pois para o mesmo todos que não tem o CNPJ "esta fora das lei". Qualquer sociedade pode adquirir um CNPJ, inclusive as associações de Finjutsu mais picaretas que existem, CNPJ não torna nenhuma arte marcial autêntica.
Vide imagem:

O vovô do "CONFRAM", que é presidente de um conselho que desafia a lei,
defecando moral... Clandestino é o "CONFRAM" do vovô!*
O vovô do "CONFRAM", um tremendo picareta fora da lei, dando moral de cueca.
O Sujo falando do mal lavado.* 

Que engraçado... Um Senhor que simplesmente cria um órgão regulador picareta baseado numa lei que sequer foi aprovada, que quer arrancar dinheiro dos outros os induzindo e em erro, querendo dar moral de cueca suja? Com todo o respeito às pessoas de mais idade, o Senhor esta praticando o que no Brasil há muito tempo se conhece por CRIME DE ESTELIONATO. Quem esta fora da lei e o Senhor vovô criador do "CONFRAM"! Este crime de passar a conversa fiada nos outros é muito mais grave do que simplesmente não ter CNPJ.
A diferença é que esta lei esta em vigor! Contêm o conhecido 171!


Código Penal - Decreto Lei 2848/40 

Estelionato

"Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa."


Para finalizar, vejam mais umas imagens do Sr. vovô do "CONFRAM" dando moral de cueca. 

O vovô do "CONFRAM" aplicando o golpe nos incautos.
Meteu um outro projeto de lei que também não foi aprovado, o da Luciana Genro do PSol (ex PT).*

Mais moral de cueca suja do vovô do "CONFRAM". O único problema é que tem tanta
competição de picareta que o tal órgão não consegue fiscalizar, se é que fiscaliza.*

Ou seja, aquele teu diploma que você tirou com aquele mestre 10ºgrau no país de
origem das artes marciais não vale para o "CONFRAM" do vovô do Tocantins*
Isto aqui é o que eu chamo de burrice pernóstica absurdamente pedante, exigindo
 "o que foi determinado em lei", sendo que a lei sequer foi aprovada - Taka*
Não era CONFRAM? De repente virou CONFAM?
Alias, com português impecável (sqn) e a edição das imagens também é horrível.*
O vovô do "CONFRAM" indignado porque roubaram a ideia dele,
o CONAM a gente vai investigar também.*



Pare com isto vovô que esta feio!

Texto: Taka Nakara e Shinn Pann Tzeh


Obs.: se tal lei regulamentando as artes marciais tivesse realmente sido aprovada, o meio marcial estaria e polvorosa, o pessoal do Judo, Taekwondo, Jiu-jitsu e outras modalidades em vias de serem olímpicas seriam as primeiras interessadas, o CREF e CIA estariam arrancando os cabelos e querendo sua parte nesta história. As partes mais interessadas são as que menos sabem da "aprovação" desta lei, somente o vovô do "CONFRAM" e seu bando sabem, curioso isto.


Ver também:
 

*Todas as imagens usadas neste post foram extraídas de postagens de domínio público no facebook, qualquer um que tenha acesso a esta rede social pode ver as imagens assim como os diálogos estabelecidos.

**Projetos de Lei que estão em Tramitação (nenhuma aprovada):
Projeto de Lei nº 2.889, de 2008, do Sr. Marcelo Itagiba; do Projeto de Lei nº 6.933, de 2010, da Sra. Luciana Genro; do Projeto de Lei nº 1.127, de 2011, do Sr. Chico Alencar; do Projeto de Lei nº 7.813, de 2010, do Sr. Walter Feldman; do Projeto de Lei nº 2.051, de 2011, do Sr. Acelino Popó; do Projeto de Lei nº 3.280, de 2012, do Sr. Rogério Peninha Mendonça; e do Projeto de Lei nº 7.890, de 2010, do Sr. Roberto Santiago.

***Apensado: Tramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante à outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada a mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais.

**** Para um Projeto de Lei ser aprovado ele tem que passar por várias comissões antes de ser votada pela câmara dos deputados federais, as que regulamentam as artes marciais passou somente por uma comissão (a que substituiu a do Marcelo Itagiba).