sábado, 18 de abril de 2015

Questionando o "Zen Budismo" de butique dos Bione's (Wayshia Kempo)- 3

      Como comentei no post anterior, iria continuar a questionar o "Zen Budismo" dos Bione's, coisa que os mesmo não entendem muito. Vendo os vídeos de um que se diz filho de Bione escutei tanta balela que que não podia deixar de comentar os absurdos. O cara não estuda, não procura saber sobre as outras culturas, não tenta compreender outras religiões... Enfim, pega um monte de conceitos de coisas diversas, faz um "pot-pourri" de tudo que é oriental, transcendental, espiritual, holístico, etc, mistura tudo numa caixinha e sai a falar bobagem por ai.






       Mas aí é que vem o pior! É que tem gente que acredita!!!!!

      Achei este vídeo e fiquei pensando se não estavam de zoeira, mas vendo as respostas aqui no blog de alguns "adeptos" do Wayshia Kempo eu penso, o cara fala com tanta convicção que convence os outros. E não adianta eu provar aqui por A mais B os fatos que ainda tem gente que não se convence.

       Bom, vamos analisar o vídeo:

       "Porque o Wayshia Kempo, ele também unifica a filosofia zen, a budista e a filosofia hinduísta. Porque o império Khmer era um império indo-budista."
(Wagner Bione)

     1. O budismo praticado no khmer é o Theravada, muito diferente da linha Zen budista que é Mahayana, confundir "budismo do Khmer" com o "budismo zen" é como confundir Igreja Católica Romana com Igreja Católica Ortodoxa. A escola Theravada do Khmer é completamente diferente da Mahayana do Zen budismo;

     2. O budismo tem suas origens no hinduísmo, pois o Buda histórico (Shakyamunni Buda ou Sidarta Gautama) era um príncipe hindu. Antes de se tornar um buda, Sidarta seguiu o caminho asceta, uma pratica que existe até hoje na Índia. Muitos Bodhisattvas do budismo são de deidades herdadas do hinduísmo, etc. Portanto todas as escolas de budismo tem influencia do "Hinduísmo", umas mais e outras menos. Porem budismo é uma coisa, hinduísmo é outra coisa.

      3. O budismo Theravada que é praticado na região do Khmer é originário da Índia (do Sri Lanka) e influencia demais a cultura cambojana. É muito leviano alguém justificar unir "Zen Budismo", algo que veio lá do Japão e que segue a escola Mahayama, com "Hinduísmo" lá da Índia usando o pretexto do "império indo-budista". Alias, da onde os Bione's tiraram o termo "indo-budista"? Inventaram moda!

     "É necessário viver o zen. Para viver o zen você não precisa ir no mosteiro, você não precisa raspar a cabeça, você não precisa fazer aquele voto de castidade, isto é vocação"
(Wagner Bione)

     Certamente que não precisa raspar a cabeça, o budismo Zen é aberto para a prática dos leigos e não teria sentido nenhum de ser fechado, alias nenhum escola budista é totalmente fechada. Agora se o leigo quiser viver a vida monástica é obrigatório que faça os votos e que vá para um mosteiro!
      Nem todo budista é casto, no Budismo japonês existe muitos monges casados e com família. No budismo tibetano os Lamas também podem casar e ter filhos. No Budismo Theravada algumas escolas admitem leigos como monges com votos temporários, terminando os votos eles voltam a ser leigos e podem casar. O que o budista não deve é abusar da sexualidade. Este conceito picareta "Bionesco" de ser Zen esta bem equivocado, ser monge budista é muito diferente de ser um padre.


      "Buda dizia: afasta-se do mal, pratique somente o bem, purifique a sua mente. Não interessa a onde você esteja, se você esta na cidade, na floresta, se você esta no templo, se você pratica estes três conceitos, você já é um mestre zen. Isto é o kung-fu, isto é ser um mestre."
(Wagner Bione)

      Shakyamunni Buda não deixou nada escrito, então ninguém pode dizer exatamente o que "Buda dizia". Diz-se que todo o ensinamento dele foi compilado por seus discípulos num concílio após sua morte, porem mesmo este concílio é alvo de controvérsias. E vai me desculpar, mas somente praticar os "preceitos" citados não é o suficiente para se tornar um mestre Zen. Querer não é poder, não se acorda de um dia para o outro e fala: pratico os preceitos, sou mestre Zen! O caminho para ser um mestre budista não se inclui treinamento auto didata.
      Todo mestre Zen foi formado por um mestre. TODA a escola budista DEVE TER uma linhagem seja ela Tharavada ou Mahayana. A linhagem no budismo Zen japonês é muito, mas muito importante. Não é tão simples ser um mestre Zen como eles afirmam, não banalizem as coisas.

     E tem mais, vou continuar a escrever, pois a zoeira não para, a zoeira é infinita em se tratando de "Bione's".

   Obs:

      Terminando, teve um rapaz ai que respondeu aos post anteriores (pena, queria que fosse os Bione's) que não tem o hábito de consultar os dicionários (vulgo "amansa burro") que não entendeu o que escrevi nos outros posts. Então tomo a liberdade de te explicar o que é a palavra "ADEPTO". Se você entender a palavra "adepto" talvez vocês entenda eu escrevi anteriormente. Agora se não entender, terei que desenhar, isto me nego a fazer.

    Só para concluir esta parte, entendam o que é a palavra "adepto".

ADEPTO:
1. s.m. Seguidor ou partidário; quem segue ou defende os preceitos de uma religião, de uma organização, de um clube esportivo, de uma ideologia ou doutrina: adepto do capitalismo; adepto da seleção brasileira.
2. Algo ou alguém que foi iniciado ou passou a conhecer os dogmas, preceitos, normas de uma religião, seita, doutrina ou ciência.

Quer a fonte? Esta aqui: http://www.dicio.com.br/adepto/

Concluindo: Mestre A. V. Bione NÃO É "ADEPTO" da escola Soto Zen!



Mais postagem sobre o tema:
Ver postagem anteriores:


2 comentários:

  1. 1- "O budismo praticado no khmer é o Theravada, muito diferente da linha Zen budista que é Mahayana, confundir "budismo do Khmer" com o "budismo zen" é como confundir Igreja Católica Romana com Igreja Católica Ortodoxa. .."

    Ninguém confundiu nada. Quando digo que o WK “unifica a filosofia zen, a budista e a filosofia hinduísta” está explícito a miscigenação e não a confusão de um e de outro. Essa miscigenação de culturas e símbolos é perfeitamente natural na Indochina que, aliás, suas concepções vieram exatamente dessa “mistura” ou “salada mística das braba” como vc gosta de chamar.

    2-“ Blá blá blá blá blá... Porem budismo é uma coisa, hinduísmo é outra coisa.”

    Foi como eu disse acima.

    3-“ O budismo Theravada que é praticado na região do Khmer é originário da Índia (do Sri Lanka) e influencia demais a cultura cambojana. É muito leviano alguém justificar unir "Zen Budismo", algo que veio lá do Japão e que segue a escola Mahayama, com "Hinduísmo" lá da Índia usando o pretexto do "império indo-budista". Alias, da onde os Bione's tiraram o termo "indo-budista"? Inventaram moda!”

    As artes vietnamitas sofreram grande influência japonesa por conta da invasão. E como diz o nosso site, o WK tem influências do Império e pós Império onde no espoco do WK podemos encontrar também influencias Japonesas. Por isso nossa graduação é por faixa, esse é um dos exemplos. Se vc nos chama de leviamos por fazer essa "mistura" vc não passa de um imbecil que de fato não sabe nada da Indochina.

    O termo “hindo-budista” se trata de uma morfologia livre para explicar melhor nossas características. Diversas pessoas fazem isso, inclusive artistas. Se quiser continuar agindo como adolescente, veja que, por exemplo, a cantora Pitty faz muito isso. Recentemente com seu álbum de fotos chamado “Cronografia”. Uma palavra que ela "inventou". Ou se quiser agir como adulto, dá uma estuda em português na parte de morfologia e de semânticas que vc vai saber do que se trata.

    4 "Blá blá blá blá... Agora se o leigo quiser viver a vida monástica é obrigatório que faça os votos e que vá para um mosteiro!"

    Vc de fato não entende nada sobre viver o zen e ser um monge... É risível!

    5- "blá blá blá blá... E vai me desculpar, mas somente praticar os "preceitos" citados não é o suficiente para se tornar um mestre Zen.”

    Já tentou praticar esses princípios e ver o quanto é difícil? A filosofia de Buda é simples e pode ser praticada em qualquer circunstância sem precisar virar monge, ou decorar rituais, ou gravar uma série de mantras ou coisa assim. Porém, em sua simplicidade a prática de fato é muito complexa!Aprenda mais! /entre outros, leia o livro “Para viver em paz” de Thich Nhat Hanh onde ele diz que aprendeu muito do budismo com um não budista e, entre as práticas de atingir a iluminação, por exemplo, está o simples ato de lavar a louça. Vê se para de falar bobagens! Alás, vc precisa mesmo ir lavar uma louça!

    5 - ADEPTO:seguidor, admirador. Quer fonte? Tem o dicionário em livro. Mas se for complexo pra vc, tem um mais simples, on-line: http://www.dicionarioinformal.com.br/adepto/

    Vc fica doido quando eu venho participar desse circo, não é mesmo? O que vc quer é isso. É essa audiência que alimenta um fracassado como vc. Mas, se vc realmente quisesse me deter, fazer justiça, já teria dado parte na polícia por estamos cometendo falsidade ideológica e toda a baboseira que vc diz! Mas, eu te denunciei! Vai dizer que é mentira? De dei todas as coordenadas por in-box. Poupe o trabalho burocrático de quebra de anonimato e se apresente!! Vamos, nos derrube! Faça justiça! Derrube esses picaretas! Mas vc não vai fazer... Vc sabe que não tem nada de concreto a não ser essa retórica barata e o blá blá blá. Isso não convence juiz!

    Agora, não quer ir na polícia? Vem! Me desafia! Não me escondo de vc, seu paspalho!Mas vc vai soltar uma piada e, enquanto outros riem, vai continuar escondido... Posso até ver vc se borrando de medo.. Vc é uma piada!

    ResponderExcluir
  2. E além do dicionario informal, tamos também o Aurélio: Adepto, 2 Diz-se de ou pessoa que apoia uma causa ou uma maneira de agir.

    Ou seja, pode ser tanto alguém que pertence quanto alguém que apóia(admira)

    Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/adepto

    e sim, meu mestrE admira muito essa vertente do zen. Mas, NUNCA SE DISSE UM MESTRE OU QUE DÁ AULAS DESSA LINHA!

    hãaa... Onde mesmo vc ensina algo?

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: