quinta-feira, 20 de junho de 2013

Exclusivo! Site argentino denuncia sobre as falcatruas do Pakua Hermano.

Recebi um link do video do youtube sobre a arquearia pakuana. E pelo o que pude ver, foi um site reativado que informava sobre a grande farsa que é a Liga Internacional de Pakua.


O site é esse aqui: No al Pakua (em português: “Não ao Pakua!”)


O site contém explicações sobre os principais engodos criados por Rogélio Magliacano e seus seguidores que vieram parar aqui nesta República das Bananas.

Abaixo uma descrição traduzida para o português informando melhor sobre essas irregularidades. obs: o texto original trata do Pakua hermano quando este alegava ensinar "Pakua Chang", ainda não haviam os cursos de arco e flecha, Pakua rítmo, nutrição e acumpuntura, que só foram agregados após a morte de Magliacano.

Diga não ao Pakua! (a grande farsa!)

Hoje a Liga Internacional de Pa Kua é uma organização que está crescendo exponencialmente. Utililizando de técnicas de comércio coercivo, eles conseguem alavancar uma série de seguidores e praticantes. Originalmente, uma simples escola alternativa de artes marciais, com sua base na Argentina, após várias décadas, chega ao reconhecimento internacional.

Este site tem como objetivo destacar as deficiências desta organização, de forma crítica e com bom senso, porque está em processo de se tornar algo maior do que um estelionato. Queremos agradecer o criador original desta página para expor essa perigosa organização picareta! Reviver o site é o mínimo que podemos fazer por sua memória: OBRIGADO!

Introdução:

Primeiro, deixe-me apresentar. Eu sou um instrutor de Pa-Kua, faixa vermelha.
Infelizmente, é um título do qual não me orgulho, porque, depois de uma longa investigação, pude dar conta desta fraude que é a Liga Internacional de Pa Kua.

Se me permite esclarecer-lhes vou explicar como cheguei a esta terrível conclusão.

Minha experiencia com o Pa Kua, começou no início de 2003, quando me inscrevi para as aulas semanais. Desde o início, notei vários detalhes que, como um novato em Artes Marciais não parecem de grande importância. Entre elas podemos citar:

    1 - A ausência de textos sobre os ensinamentos.
    2 -
    A escola pouco conhecida no mundo.
    3 -
    A falta de terminologia de origem oriental (movimentos de defesa, os movimentos de sombra, ataques, etc...).
    4 -
    O número de graduações (oito no total) e o curto espaço de tempo entre as avaliações, indo de 2 até 3 meses.
    5 -
    Ausência de torneios ou qualquer evento competitivo.
    6 -
    O número de crianças e adolescentes com altas graduações.
As origens duvidosas:

Com o tempo, fui me interessado em artes marciais, e comecei a pesquisar a história do Pa Kua. Foi aqui onde comecei a perceber a realidade.
"Este conhecimento antigo, é tradicionalmente ensinada apenas no seio da família, sua transmissão veio de geração em geração nas famílias mais tradicionais da cultura oriental, sendo proibido para o resto do mundo! Foi apenas em 1976, após o Mestre Magliacano retornando do Oriente, que permitiu sua difusão abertamente, mas, devido às características do pensamento ocidental, este conhecimento teve de ser adaptado de forma especifica para a cultura ocidental. Sendo criado um sistema de ensino em diferentes comunidades e para manter o potencial de sua casa, isso é o chamado treinamento Pa-Kua ".

Vamos deixar de lado o fato de que o conhecimento de 5.000 anos atrás (supostamente) foi mantida em segredo até 1976. Então, basicamente, Rogelio Magliacano treinou com um certo I Chang Ming e isso lhe deu a autorização para abrir a escola Pa Kua em nosso país.

Vamos fazer uma experiência: Entre no Google, coloque
“I Chang Ming” na barra de pesquisa e procure algumas páginas que falem apenas sobre isso sem estar relacionado ao Pa Kua. Como você verá, não há dados para comprovar a existência de uma pessoa (exceto, é claro! As páginas do Pa Kua … Suspeito, não acha?). Mas vamos deixar de lado a origem duvidosa do ensino.


I-Chang Ming ou Ie Chang Ming?:

Desde o início eu estava dúvida se seria Ie Chang Ming ou I Chang Ming, mas depois de pesquisar e pesquisar muito, na internet, em NENHUMA das páginas de pa kua que visitei, nunca mencionou Ie Chang Min.

Ou seja, Ie Chang Ming é realmente o criador do Shaolin Do. Nas biografias desta pessoa, você deve resgatar o seguinte:
Ie Chang Ming nasceu em 1880. Ele viveu e estudou no Templo de Fukien. Devido a um incidente (11 soldados mortos) ele se refugiou na Indonésia e desenvolveu o Shaolin Do (uma arte marcial chinesa que implementa vestuário japonês). Na escola Shaolin-Do, Sin Kwang foi seu aluno, que completou a sua formação em 1968. Ou seja, Ie Chang Ming morreu em 1976.

Falso certificado, onde Maglicano alega receber
de I-Chong Min o tal "conhecimento" em Pakua






Por mais que eu procurasse, não consegui encontrar nada relacionado a Ie Chang Ming, com Magliacano ou o Pa Kua Chuan. Em nenhuma das biografias de Ie Chang Min sequer menciona o tal discipulo argentino.

O mais forte indício de que se trata de duas pessoas diferentes é mesma “Carta de Transmissão” de Magliacano, onde se pode ler o nome que I Chang Ming. Apesar do esclarecimento de Magliacano afirmar ser seu único discípulo. Ou seja, o oposto de todas as biografias de Ie Chang Ming.

Onde veio esse nome?

O Pakua Chang (ou Bagua Zhang, a mesma coisa, diferente da pronunciação) é um estilo de Wushu autentico.

É hilário o fato que tenham colocado Pa Kua Chan, explico o motivo:

O criador do estilo, Hai Dong Chuan desenvolveu o Ba-guá e adapou de tal forma que é uma arte que usa quase 95% de técnicas de palma. Palma em chinês se diz “Zhang”; ou chang, de modo que o estilo era conhecido pelo nome de:

BA (PA) = oito

GUA (KUA) = trigramas

ZHANG (CHANG) = palma 

Em outras palavras: Palma dos oito trigramas, com referência ao I-Ching.
E estes picaretas da Escola Internacional sem terem a menor idéia, colocam
Pa Kua Chan (ou chuan que é punho em chinês), que vai totalmente contra a filosofia (e combate) do estilo original.


Você já ouviu falar em "armas de corte"? Bem, até há poucos anos esta disciplina foi chamada de “Kendo Chinês” (sem brincadeira!). A Federação Argentina de Kendo investiu contra eles, e agora se chama “armas de corte”.

Ridículo!

A técnica medíocre:

Bem, mas deixando de lado que isto é uma arte marcial inventada, talvez o sistema de combate e conteúdo técnico pode ser aproveitável ...

Não, não mesmo!!!

Sendo o Pa Kua de origem chinesa, por que eles usam Katanas que é a espada japonesa? Por que usar Hakama? Que também é japones!?

Como se isso não bastasse, tecnicamente falando, não parecendo, mas descrevendo um fato, os cortes são errados, e os bloqueios são mal feitos.

Mas, deixando de lado as armas, a falaciosa formação marcial que alegam saber, e não nada mais do que uma mistura de Chiau Do Kwan, Aikido, alguns lances de Judo e um pouco de Sipalki. Se você não acreditar em mim, vá a um dojo de qualquer outra arte marcial e observe uma aula. Você vai notar muitas semelhanças. Desde então, pratico Karate Shotokan, e eu comecei a notar semelhanças com Pa Kua.

 
O jeito de ensinar:

Acima de tudo, o modo de ensinar não é eficaz! Em aulas regulares não é praticado combate. A desculpa que eles usam é que
"não se ensina competições." Bem, isso é nada. O fato de praticar combate com outra pessoa, não necessariamente tem que ser competitivo, tudo depende de como você o aborda.

Se uma arte marcial (e arte marcial, eu quero dizer um sistema que ensina o aluno a defender-se fisicamente em uma situação de perigo) se ensina treinos de combate em 3 aulas de uma hora cada aula, não serve para nada.

Vale ressaltar que nas aulas de contato fisico. Em outras palavras, eles ensinam você a se defender, mas sem tocar no adversário... Que baita palhaçada!!!



Outra vergonha são as inúteis aulas de aperfeiçoamento.
Estas aulas servem, a fim de ajudar o aluno a melhorar certos aspectos de ensino. Essas aulas praticam repetidamente em diferentes etapas.

Após cada tipo de melhoria, você tinha que escrever um relatório detalhando tudo o que foi feito na aula, do começo ao fim. Na próxima aula, você tinha que entregar o relatório, deixando-o em uma caixa.

Faltando 15 minutos para terminar a aula, o professor sentava-se e respondia as perguntas que os alunos enviaram em seus relatórios.

Isto é simplesmente uma enorme estupidez! Para que servem estas aulas especiais? Não é melhor que o aluno obtenha conhecimento com seu “mestre”?

Claro, as aulas de aperfeiçoamento rendem a escola uma boa soma de dinheiro!

Outra tremenda estupidez, é você ter que ir de um certo número de aulas para fazer o exame de faixa. Por exemplo: da cinza para a azul, são 16 aulas! Ou 4 meses! E simplesmente te entregam! Não te avaliam nem nada, simplesmente te dão a faixa!. Ou seja, a menos que compareça uma vez por semana para treinar aperfeiçoamento, você se torna um faixa azul...

Mas aí as coisas mudam. Para ir da faixa azul para a vermelha, você tem que fazer um seminario de ascenção ($240 pesos argentinos que em Reais dá R$100,00), que são 3 aulas, onde aprendem os conceitos e conteúdos da próxima graduação...

Como resultado desta política do dinheiro em primeiro lugar, há centenas de instrutores com altas graduações, mas que não chegam a habilidade de um faixa azul de Caratê.

O resultado:

Então o que temos: Uma arte marcial historicamente questionável e extremamente duvidosa. A arte marcial cujo nome é apenas uma corruptela grosseira do nome de um estilo respeitado de Wushu.

Uma arte marcial repleta de incoerencias, tanto empunhando armas como as roupas que vestem. A arte marcial é tecnicamente deficiente e (e digo isso por experiência própria) uma marcialidade inútil, por causa de uma forma ridícula de ensino.

Se tudo isto se acrescentar que as várias linhas de estudo são dadas em partes separadas (Formação Marcial, Armas de corte, Reflexologia, Yoga) temos apenas futilidades e desperdício de tempo e dinheiro.

Como todos os enganados, basta um pouco de pesquisa para trazer à tona todas as verdades. Estas são apenas algumas das falhas que encontrei durante minha jornada nesta palhaçada. Para tudo isso eu tenho que incluir os maus tratos de instrutores e muitos conflitos entre professores (tanto que em dezembro de 2005, a escola foi sofreu uma dispersão, sendo a décima quarta vez que acontece).

Reflexão:
Por mais que pareça engraçado, nem tudo é motivo para rir. Há muitos lugares que se dedicam a ensinar isso. Tenha em mente que esses picaretas que se dizem professores estão ensinando essa palhaçada como se fosse um conhecimento de 5.000 anos atrás.

E isso não seria incomum para alguém se sentir uma falsa confiança, acreditando ser um instrutor aos 8 meses pode descer a rua distribuindo sopapos a todos que lhe olharem feio. Não há necessidade de explicar as conseqüências que pode ter isso, se ele estiver em uma situação de perigo real e falsa confiança vai revelar um terrível fracasso.

Talvez você goste deste ensinamento, uma vez que possa lhe trazer beneficios econômicos, físico, social, etc. Mas, que fique bem claro: NÃO está aprendendo um conhecimento oriental, NÃO está aprendendo sistema de auto-defesa aplicável e definitivamente NÃO está aprendendo uma arte marcial.


Notas do Blog para atualizar o texto acima:

Yoga chinesa: não existe yoga que não seja Indiana.

Pakua Ritmo: até o ano passado a Liga Internacional de Pakua afirma que sua origem veio da dança de guerreiros chineses que comemoravam as vitórias de batalhas. Na verdade, é uma cópia descarada do Body Combat da Body Systems - que também não deixa de ser outra picaretagem.

Arquearia: outro embuste absurdo inventado pelos Pakuanos, o arco é MONGOL! Além disso orientam errado, alegando que seu arco é RECURVO-COMPOSTO. Isso não existe!
Ou é um arco recurvo ou é um arco composto! Certamente, o site onde o pakuano picareta pesquisou sobre arcos, não tinha figuras explicando o que era um e o que era o outro, aí misturou os dois e apertou um "foda-se". Os movimentos também são outro problema. Tentam imitar o Kyudo japonês, mas, boa parte das técnicas são imitadas da equipe coreana de Gyung Do da escola Kuk Sool Won.

Nutrição e acupuntura: desde quando pessoas que viram faixa preta em apenas 8 meses, tem capacidade de fazer o papel de nutricionistas e terapeutas?

Tai chi: outro embuste, com técnicas desequilibradas, sem coordenação, sem filosofia. Atualmente chamam de cosmodinâmica, certamente como a exemplo do "Kendo Chinês" foram questionados por escolas oficiais.

Outros embustes que envolvam o Pakua, não passam de mera invenção para arrecadarem dinheiro além da arte marcial, usando terapias alternativas sem conhecimento de causa. Recentemente estão querendo investir em "cursos de combate" e "combate com facas"... Nenhuma delas é eficaz, mais ainda após toda essa denúncia.

6 comentários:

  1. MUITO BOM! Alguns exageros a parte..eu gostei muito da matéria. EU também treinei Pa Kua, depois treinar Wing Chun por 2 anos com um mestre picareta e depois de treinar 14 anos Sanda (Carinhosamente chamado de San Shou). Realmente, a fusão de conceitos e "Técnicas" do Kung Fu com conhecimentos nipônicos (Katana e afins), é algo que doía aos meus ouvidos. Cheguei a me graduar para faixa amarela e agora retornei ao Sanda, mas infelizmente, assim como foi dito no Livro do Bruce Lee, em resumo..."Para aqueles sem conhecimento, folhas secas amareladas são moedas de ouro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale ressaltar que esse texto se baseia no ano entre 2000 e 2008, quando havia muita lorota explicita e o Magliacano ainda era vivo.O texto traduzido só serviu para levantarmos a bandeira de alerta aos patinhos que acreditam piamente neles.
      Importante sempre tirar prints das páginas deles pois, em seguido, alguém denuncia uma incoerência e eles rapidamente se unem para negligenciar e reformular toda a explicação (falsa) da atividade que exercem em seus sites como fizeram com o Pa-Kua Ritmo que dizia ter surgido das danças de antigos guerreiros que comemoravam suas vitórias... Cada uma...

      Excluir
  2. Cara, eu tinha visto uns vídeos no Karate Nerd e li umas matérias suas aqui no blog, mas essa agora foi bem pesada. Sou praticante de Karatê Shotokan a mais de dez anos e no nosso meio também tem muito disso (vide os videos do Wander lee). Só pra vc ter uma idéia, no Karatê com o decorrer do tempo e treinamento a faixa começa e se desgastar e mostrar o forro que é branco e isso leva no mínimo de dez a quinze anos com a mesma faixa, e desta forma esse indivíduo é respeitado pela sua experiência. Imagine que na cidade em que morava tinha um "faixa preta" que foi pego na rua em um poste (daqueles roliços) esfregando a faixa pra ela desgastar mais rápido e comprovar a seus alunos a sua experiência na arte? Como um ser destes coloca a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo a noite?
    Eu dei muita sorte porque quando comecei praticar Karatê encontrei uma academia séria logo de cara, o meu sensei sempre explicava o pontos que deveríamos observar ao procurar uma academia de artes marciais. E os pontos citados deixavam tudo muito claro, era só observar as outras escolas nas competições. Não estou falando de ganhar ou perder, mas sim de de ter uma vitória ou derrota com honra. Tenho um certo orgulho das competições que ganhei e não tenho vergonha das que perdi pq o nível técnico diferia apenas por detalhes. Outras escolas vc via e dava dó dos praticantes que eram enganados. E normal perder isso nos ajuda a crescer, mas perder de 8x0 já é sacanagem.
    Esse do Pakua eu vi o vídeo mostrando a diferença entre o original e o hemano, cara, a arte é linda e esses picaretas queimam a imagem dela. É uma pena que esses indivíduos ganham espaço com a desinformação dos outros, na minha opinião esse tipo de coisa deveria ser caso de polícia. Esse argentino delator deveria processar essa organização, pelo menos iria reaver o dinheiro que gastou, porque o tempo perdido não volta mais.

    ResponderExcluir
  3. Eu treino Pa-Kua a três anos e muita coisa mudou na minha vida, por ex: O meu potencial físico melhorou muito, a minha formação moral, aprendi a ter confiança em mim mesmo, a respeitar as pessoas, a ser tolerante e paciente. Mas quando um sem noção tenta denegrir a imagem de homem sábio como o Mestre Magliacano não posso ficar calado. Pega tudo isso que vc escreveu nesta matéria e joga na lata do lixo porque com certeza a inveja é uma de suas qualidades se é que podemos chamar isso de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O maior exemplo de causa da dissonância cognitiva é quando uma nova informação, argumento ou evidência pertinente vai de encontro à crença religiosa de alguma pessoa. Quanto mais tempo ela tiver acreditado, e quanto mais enraizada e importante aquela crença para a pessoa, na maioria dos casos a dissonância poderá levá-la simplesmente à forma mais rápida e direta de esquecer essa nova informação recebida. O poder do cérebro é tamanho que normalmente ele vai preferir ficar estagnado em crenças absurdas ao invés de se adaptar a toda uma nova linha de pensamento que custaria muito tempo e energia, além de ferir o ego se a pessoa foi educada desde pequena a crer em determinadas coisas (mesmo sendo provado que são falsas)."

      FATO COMPROVADO! Obrigado Vasco Natal

      Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dissonância_cognitiva

      Excluir
  4. Sou praticante de Karate Shotokan a mais de 20 anos, dou aula a uns 6 anos somente. Para se ter uma ideia, sou faixa preta desde 2002 e sou somente 2ºdan. Levei mais de 7 anos para chegar a preta e tenho 12 anos nesta graduação. Nunca me preocupei com faixa na cintura, mas com o peso que ela te dá, passo isso aos meus alunos que não importa ter uma faixa graduada se o aprendizado não corresponde. Faço exames de faixa 1 ou as vezes 2 ao ano e cada aluno só tem direito a fazer 1 ao ano e depois da roxa 1 ano e meio e marrom pelo menos 2 anos e meio. ou seja, um bom lutador, por mais que ele seja bom, precisa ter o período de tempo para amadurecer. amadurecimento e tecnica precisam estar juntos. Da mesma forma que picaretas atuam com o Pakua, infelizmente temos o mesmo no karate, Jiu Jitsu, etc... precisamos estar atentos. quando procurar uma academia, verifique se o professor esta ligado a uma federação séria, seu historico como professor e suas atitudes no treinamento. Assista uma ou duas aulas como expectador, de preferencia em no minimo duas academias para comparar, pergunte tudo o que tiver duvida. Arte marcial é coisa séria.

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: