terça-feira, 24 de março de 2015

Questionando o "Zen Budismo" de butique dos Bione's (Wayshia Kempo)- 2


As respostas


Já que os Bione's não se manisfestaram quanto a postagem anterior vamos responder as perguntas. 

Antes da resposta um esclarecimento: nada impede de alguém ser simpatizante de uma escola budista mas o adepto tem que ao menos aderir as práticas desta instituição. É isto que não faz sentido, Antonio Bione se dizer adepto há 30 anos e não seguir as praticas da mesma. Toda a escola budista, seja ela Theravada ou Mahayana (tibetana, chinesa, coreana, japonesa, vietnamita) possuem características de ensinamentos e traços culturais que definitivamente não são adotados pelos Bione's.

Agora sim, vamos às respostas das perguntas do post anterior:

Desculpas perguntar Antonio Vicente N. Bione, mas quem na escola Soto Zen e fez tua formação na filosofia Zen (nome do mestre)?
Se M. Bione é adepto do Soto Zen há 30 anos, ele deve ter tido um professor de Dharma. Pesquisei sobre o Soto Zen no Rio de Janeiro, somente um mestre pode ter sido o professor de Dharma dele há 30 anos, porem mestre Bione não aparece nem na comunidade Soto Zen deste primeiro professor de Dharma, assim como não aparece nas novas da Soto Zen. Um adepto que não participa da comunidade que se diz adepto, isto é no mínimo muito estranho.

Por qual o procedimento da escola Soto Zen você passou para receber a autorização para ensinar o Zen Budismo?
Não basta ser somente simpatizante da Soto Zen para se dizer adepto dela, existe toda uma hierarquia para os "não monges". Para o caminho monástico há uma serie de etapas que qualquer um deve passar, desde postulante à monge de fato. Mesmo um monge formado deve passar por mais uma serie de procedimentos para receber autorização da Soto Zen para poder ter alunos e formar monges.

Você é um membro leigo que recebeu uma autorização especial para ensinar o zen budismo?
Membro leigo na Soto Zen é uma pessoa participa ativamente da comunidade (Sanga) e que recebe os preceitos budistas, ela pode se considerar uma adepta, mas não tem autorização da Soto Zen para ensinar o caminho do Zen Budismo e nem deve ter alunos. Mestre Bione não prova que é adepto, não prova que é membro leigo, quanto muito prova que é algo mais na Soto Zen. Se mestre Bione tomou a liberdade de ensinar o Zen Budismo, ele o fez por sua livre escolha, fora de qualquer escola Zen tradicional.

Você é conhecido na escola Soto Zen como mestre Bione?
Apesar de M. Bione se dizer "adepto" da Soto Zen há 30 anos nunca se vê ele usar o nome budista que é característica dos adeptos da mesma, muito menos se vê ele usar qualquer vestimenta ou indumentária típicos da Escola (existe um padrão de vestimenta na Soto Zen que de muito longe os Bione's seguem).

Conclui-se que: se mestre Bione alguma vez participou da escola Soto Zen (independente de ter sido leigo, postulante ou monge), o que ele prega na Wayshia Kempo esta muito longe de ser Soto Zen. Os absurdos filosóficos que ele prega no Wayshia Kempo não podem serem associados a tal escola que ele diz ser adepto e isto é mais do que óbvio, pois a discrepância nos ensinamentos é BERRANTE. O que os eles fazem é um verdadeiro "Zen-budismo" de butique, uma mistureca de culturas das brabas.





Como falei, a zoeira é infinita, a zoeira não tem fim. Na próxima vou falar das perolas de um vídeo que vi dos bione's, o garoto só fala bobagem.




OBS.: Para entender um pouco a salada de frutas mística do Wayshia Kempo vamos a uma brave explicação sobre aquilo que os Bione's pregam na sua arte marcial e não dominam nem um pouco, o budismo:

Budismo Theravada (escola dos anciãos): diz-se a escola mais tradicional e próxima do budismo inicial, se espalhou sudoeste da Ásia pelos países Sri Lanka, Tailândia, Laos e Camboja (Khmer).

Budismo Mahayana (Grande Veículo): é uma escola que se adaptou as tradições dos países a onde se fixou, nela se encontram as escolas Zen, Terra Pura e o budismo tibetano, se espalhou pelos países, Butão, "Tibete", China, Coreia, Japão, Mongólia e Vietnã.

Zen-Budismo: escola budista Mahayama que sofreu influencia do taoismo, também pode ser conhecidas pelos nomes Zen (Japão), Ch'an (China), Thien (Vietnã), Seon (Coreia).


Obs. 2 .: Alguns termos técnicos usados pela escola Soto Zen não foram usados de propósito.


Mais postagem sobre o tema:


Ver postagem anteriores:

Comente com o Facebook: