quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Novo uniforme feminino de Taekwondo WTF (What a F***!!!)


A matéria em questão, não reporta sobre uma arte marcial do Finjutsu. Mas, fica claro que a temática da desonestidade intelectual e o desserviço para as artes marciais está presente na noticia.

O site Inglês "MasTKD", revelou as fotos de um novo modelo de Do Bok (uniformes)  fashion da World Tae Kwon Do Federation: os novos uniformes "Sexy" para mulheres!

Uniforme colante? Why?!
O criador do "design", Juanjo Padros, diretor do ATF (Andorra Taekwondo Federation) e membro do Comitê Executivo da União Europeia, projetou dois novos doboks de lycra para praticantes de TKD feminino. A versão apresentada aqui até que é bonita e colante, porém lembra vagamente um cospobre de Kim Kaphwan versão sexy no jutsu (os naruteiros pira!). A segunda versão que estamos todos ansiosos para ver é, aparentemente, um "vestido com uma saia e calça de lycra", qual a necessidade de tanta feminilidade?
 
Ainda assim, eu acho que falo por todos nós quando digo que gostaria muito de ver tal dobok com saia lycra. Digno de um "WTF".
 
 O Sr. Padros, como tão claramente explicado no artigo do site MasTKD, esclarece os motivos de desenvolver este uniforme tão feminino e desnecessário, como segue-os esclarecimentos fornecidos pela BS.net.

Segundo Padros (o criador deste novo Dobok feminino), as principais razões para a criação deste novo modismo uniforme foram:
imaginem uma garota mais
gostosa vestindo isso?

1) Renova a imagem do Taekwondo feminino e distingue mais claramente a diferença entre as categorias masculino e feminino. (Quer dizer: "abaixo o patriarcado opressor nas artes marciais")
 
2) Adaptação com estudos recentes de tecidos no mundo do esporte com o Taekwondo (Pera lá! Mas, isso já existe no Taekwondo, isso vale produção?).
 
3) Facilitar (deixar a garota mais sexy) e liberar mais os movimentos do corpo pela infinidade do Taekwondo (Por quê? O uniforme atual é tão restritivo assim?).
 
4) Adaptar as últimas tecnologias médicas e de informática incorporada aos tecidos (Desculpinha esfarrapada para olhar o corpitcho malhado das mulheres!).
 
5) Melhora a imagem do Taekwondo (feminino) no universo da TV e da imprensa (Claro! Sensualizar é "bom" para o mercado e modismo desenfreado).
 
Por outro lado, o criador deste novo "Dobok feminino" (Eu tenho minhas dúvidas quanto a isso não sei de vocês...) descreveu cinco "boas razões" onde afirma que esse novo modelo deve entrar para o circuito competitivo:
 
  1. Toda a evidência científica (err... Não!) sugere que novos tecidos são vitais para caber o corpo e permitir uma melhor liberdade de movimento, deixando "o corpo mais definido" (Aham Claudia, senta lá!) e movimentos definidos. "Pessoas" (homens babões) irão desfrutar de uma melhor definição (olhar as curvas das garotas) e movimentos... 
  2. Nós podemos aplicar os mais recentes avanços na medicina e fisioterapia como tipificação (dobok tecnológico para agradar peruas) ou outras técnicas que podem ser aplicadas aos novos Doboks (desculpa para vender Dobok sensual).
  3. Você pode aplicar os novos uniformes novas tecnologias como chips de controle de pressão arterial, pulso cardíaco, temperatura, etc. (Não obrigado. Eu prefiro usar uniforme para suar de tanto treinar, isso é coisa de fresco! Além de deixar o produto mais caro), e assim mostrar ao mundo a arte marcial mais moderna e inovador esporte (o Taekwondo está mais além do que  apenas ficar marcando pontos em protetores).
  4. Às vezes, para os espectadores (homens), é difícil diferenciar se é um combate feminino ou masculino (Avá?). Com estes novos modelos, as categorias femininas serão mais fáceis de diferenciar (excitar, pode?). Também é importante para as que outras competições de outras artes marciais, como Judô e Karatê adotem esse recurso (Heim? Sério? Porque é que nenhum desses estilos estão adotando esta bizarrice?). 
  5. A razão mais importante é fazer um melhor aproveitamento (de babar nas curvas das garotas saradonas) de nossas praticantes do sexo feminino (apenas as gostosas), porque elas são um tesouro (É importante mostrar que a prática de Taekwondo resulta em "boa saúde"), ajuda a manter a forma (evidente que sim, um uniforme desses serve apenas para quem malha, magricelas e gordinhas não cabem nesse padrão sexy) e dá a forma do corpo lindo (Exploração da boa forma e da imagem superficial da propaganda "pró fitness". Gordinhas, não podem vestir roupinhas apertadas sem antes e-ma-gre-cer, portanto, não podem praticar Taekwondo, é essa a mensagem?) e deve ser usado para promover (excluir as gordas) do Taekwondo neste momento específico, após o sucesso nas Olimpíadas e um grande Campeonato Mundial, vai atrair o interesse da mídia de massa na televisão (É sério o que esse cara falou?! Quanta futilidade!).

A reação do público até agora tem sido mais ou menos em linha com o que estou escrevendo, coletivamente, podemos ver através de uma tentativa transparente para desnecessariamente sexualizar uma arte marcial, e estabelecer um padrão estético feminino apenas para gerir receita publicitária.
 
Quando contatada para comentar, uma Taekwondista anônima disse:

muito difícil ser mulher nas artes marciais, devido as micro lesões dos meus treinos com os instrutores. O que não eu não preciso é de um uniforme sexista, feito para ser vista como alguém que finge ser uma artista marcial."

Por outro lado, praticantes de ambos os sexos de todo o mundo estavam ocupados demais tentando arrancar seus uniformes colantes de lycra, percebendo como o uso de roupas colantes, completamente "funcionais" e "minimalistas", de nada contribuíram para atrair telespectadores.

4 comentários:

  1. Não creio nisso! Pq não renovam o uniforme masculino tbm e trocam o atual por um short curto de lycra e uma camisa q dê 'mais movimento' para mostrar melhor o corpo.
    Eu sou judoca, e pratico essa arte pq admiro a sua filosofia e execução, e espero q nunca troquem a forma de nosso judogui! E se fizerem como será? Trocaram a calça larga de algodão por um micro short para ficar mais 'feminino', já q não é mais permitida a catada de perna? Essa será a desculpa?! E pra que praticar/apreciar uma arte marcial com uma FILOSOFIA e COSTUMES se vc pode só olhar e as mulheres, de preferencia com pouca roupa, afinal elas ñ estão lá para lutar ou pq acreditam em algo e sim para se mostrarem!
    Chega de pessoas sexistas e machistas! Na parte de "Às vezes, para os espectadores (homens), é difícil diferenciar se é um combate feminino ou masculino", e dai que é 'difícil diferenciar' os sexos? as pessoas estão lá para colocar em prática oq aprendeu treinando e não um desfile de uniformes!

    esse novo do bok é bonito? é. MAS NÃO É "PRÓPRIO" PARA SE TREINAR, não existe necessidade alguma de mudanças assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique tão preocupada Anytha. Em grande parte dos fóruns sobre Taekwondo, o traje é visto com descontentamento e perceberam imediatamente que seria muito fútil. As praticantes estão bem indignadas com esse modelo, já que a tal "feminilidade" deste uniforme, só prejudica quem está fora do padrão de beleza.

      A moça da foto por exemplo, é um pau-de-vira-tripa de tão magricela... Tá mais do que óbvio que o Padros só tá afim de faturar uma graninha.

      Excluir
  2. A venda nas lojas de lingerie e sex shops .

    ResponderExcluir
  3. Dois centavos a favor:

    A idade medieval já acabou, hoje as mulheres tem empregos. Passar o resto do dia de virilha assada por causa de um treino não é nada legal (e isso vale para os homens também).

    Suar em um treino, todo mundo sua. A diferença é se o suor evapora como deve ou fica entre a pele e o traje, servindo banquete para bactérias. E isso também vale para homens.

    Dois centavos contra:

    É óbvio que a intenção real não passa por nenhum dos motivos acima. Parece realmente uma tentativa de vender a imagem do corpo da praticante sem ter de perguntar a ela se deseja ser vendida.

    Nenhum dos motivos a favor acima exige um uniforme colante. Um uniforme realmente moderno e decente seria feito apenas de tecido leve ainda que resistente (e não o cruzamento de lona de caminhão com lixa engomada que se usa hoje) com nenhuma obrigação de delinear o corpo.

    E quanto a diferenciar praticantes femininas de masculinos, não creio ser necessário preocupação. Ronaldo, o fenômeno, que obviamente tem dificuldades nisso, pratica futebol, não Tae Kwon Do.

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: