segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Resposta ao Sr. José Augusto Maciel Torres.

Sr José Augusto Maciel Torres PhD
Formado em Psicologia e Filosofia.
Pessoa respeitável no meio marcial. 
 O tema do post não é acusar, sim responder um texto desanimador aos meus olhos, escrito por um grande marcialista brasileiro que mostrou sua opinião sobre quem critica e denuncia charlatões que sempre lesam o cidadão que quer ingressar na arte marcial. Peço por gentileza que se essa mensagem chegar até o Sr. José Augusto Maciel Torres, que ele entenda a minha visão sobre o texto dele e que ele pode se manifestar claramente expondo sua dimensão.




                Prezado Shihan José Augusto Maciel Torres, vim aqui através de meu blog responder ao seu texto chamado "Arte Marcial Picareta?".
                O Sr não me conhece, mas acompanhei muito seus artigos nas revistas Fighter Magazine sobre as artes marciais, também sei que o Sr. é responsável por muitas entidades de artes marciais na Bahia como o Caratê e o Kung Fu e pelo que sei, o Sr as administra muito bem.
                Até então, minha maior discordância refere a sua opinião em defesa dos Conselhos Regionais de Educação Física, honestamente, sou contra qualquer "órgão" que obriga um cidadão pagar para trabalhar sob ameaça de prisão. Nos tempos de Al Capone, comerciante pagava gangster's para suas lojas não serem roubadas...
                 E agora esse texto sobre a picaretagem nas artes marciais, vista por um ponto nitidamente superficial...
                Seu artigo distorce a realidade sobre os picaretas e usa meros aspirantes de até 3 anos de prática marcial como justificativa para tratar do assunto como mera "picuinha". Se sua justificativa é o tempo de prática , em meus 22 anos de artes marciais tive o desprazer de conhecer gente inapta que "acordou com a faixa preta na cintura" e péssimos gestores de entidades marciais manobrando a arbitragem a favor de seus atletas nas competições...
                E sabe qual o pior disso caro Mestre? São pessoas qualificadas como o senhor fazendo vista grossa diante estas injustiças.
                O que o senhor sabe sobre as tais "novas artes marciais"? Por acaso sabe me dizer quais são, e se foi organizada por um verdadeiro praticante sério? Por acaso estes estilos novos foram postos em prática como fizeram Funakoshi Gichin (Shotokan), Oyama Masutatsu (Kyokushin), Kano Jigoro (Judo), Ueshiba Morihei (Aikido), Choi Yong Sool e Ji Han Jae (Hapkido), Kang Jun (Gongkwon yusul), Choi Hong Hi (Taekwon-Do) e Hélio Grace (Jiu Jitsu)?
                Diz em seu artigo: "É muito fácil você olhar um bolo no balcão da padaria e ficar ali com meia dúzia de "eruditos de internet" afirmando que é ruim"(sic); a esta frase recomendo que assista esta "aula" de defesa contra facas. Certamente que não é um bolo, mas há de concordar que não só é ruim como é um verdadeiro ato de abuso moral! Instrutores de defesas táticas que o diga.
                Picaretas são pessoas rasas, arrogantes, medíocres e ignorantes; seres que nada contribuem para o desenvolvimento moral e marcial. Só mentem, só enganam, só exploram pessoas... 
                O Prezado Shihan Maciel tem muito conhecimento sobre artes marciais, ainda me questiono por que de um texto tão obtuso? Talvez desconheça o dano moral que um charlatão causa às pessoas que sonham em aprender uma arte marcial e se frustram. Recebo relatos dessas pessoas que reclamam dos picaretas enquanto você as critica!
                É por isso que eu "Shinn Pan Tzeh" e o "Kassano Pato" defendemos a denuncia, porque só denunciando que podemos afastar as pessoas dessa gente mesquinha dando as informações nescessárias. Não escrevemos blog para "falar mal", apontamos o erro e mostramos a verdade dos fatos, debochamos quem quer debochar da cara das pessoas.Treinamos artes marciais e gostamos das artes marciais, por isso que defendemos em nome dos praticantes...
                Se ao menos as pessoas fossem mais instruidas não haveria chance dos verdadeiros desocupados enganarem as pessoas com os seus "Finjutsus". Você, eu e o Kassano temos a informação, se não temos, buscamo-a; pois, não somos arrogantes em saber de tudo; pelo menos temos a percepção quando alguém diz que ensina Kung Fu e se veste com um Hakama colorido e Katanas.
                Espero que aceite minhas criticas com sabedoria apesar de meu discurso grosseiro.
                Atenciosamente
                Mestre Shinn
                Oss!!

  Texto original do Shihan.



ARTE MARCIAL PICARETA ??

(SHIHAN JOSE AUGUSTO M. TORRES)

A acessibilidade à Internet trouxe na última década uma abundante fonte de pesquisa nas mais diversas áreas. As Artes Marciais entraram nesse âmbito, e para quem gosta do assunto existe um material abundante no meio digital trazendo informações sobre diversos estilos.

Comum também se tornou a discussão nos fóruns sobre qual Arte Marcial é mais ou menos eficiente. Dentro dessas discussões, freqüentemente vemos sobre a dita: "ARTE MARCIAL PICARETA". Mas o que define uma arte marcial como PICARETA?

Quando falamos de Artes Marciais, previamente pensamos em China e Japão. Desde que se há indícios da origem das Artes Marciais, que vem do Império Egípcio, sendo sistematizadas e conhecidas popularmente como oriundas da Índia, as artes marciais aparecem em todo o mundo. Se olharmos atentamente a história, podemos dizer que todos os povos possuíam sistemas de luta.

Mas como foram criados os estilos de luta? Será que vieram prontos? De uma hora para outra o homem aprendeu a adaptar seu corpo para o combate? Acredite, as Artes marciais são resultado muito estudo, adaptações, erros e acertos.

Quando vejo nos fóruns de Artes Marciais a interminável discussão sobre: “Qual o melhor estilo de luta?” Meu kung fu é melhor que o seu” Tal arte marcial é picareta” “Blá... blá... blá”... Fico estarrecido com a estreita visão dos que ali se pronunciam. Se cada um fosse olhar a origem de sua Arte Marcial, veria que esta se adaptou a partir de outros estilos de luta. Então, todas as artes marciais são picaretas? Porque as artes marciais japonesas, coreanas, tailandesas, entre outras, foram adaptadas de estilos chineses, os estilos chineses foram adaptados de estilos indianos, e assim por diante.



 O que vemos nos fóruns é um exército de novatos que praticam uma determinada Arte Marcial por alguns meses, estudam um monte de material em fontes sem credibilidade na internet. Nem tem a preocupação de averiguar as fontes. E tomam aquilo como sendo a Verdade Absoluta e Inquestionável. Saem soltando palavras pelos cotovelos e se achando os senhores da verdade. Se perguntar, a grande maioria deles quanto tempo praticam, enchem o peito para dizer: "-PRATICO ARTES MARCIAIS HÁ três, quatro, cinco anos". Grande coisa meu amigo, praticar por três ou quatro anos não faz de você um entendedor supremo de artes marciais, você pode ser bom tecnicamente. Mas acredite, um conhecimento aprofundado demora muito mais tempo do que isso para se alcançar.



Novas Artes Marciais estão nascendo. Então podemos afirmar que estas são as rotuladas ARTES MARCIAIS PICARETAS? Na visão de um ignorante sim. Contudo, antes de rotular um trabalho ou uma entidade, procure ver o que é praticado lá dentro, veja a formação do Mestre fundador. Se informe no que é embasada essa Nova Arte Marcial. Experimente a funcionalidade das técnicas.

É muito fácil você olhar um bolo no balcão da padaria e ficar ali com meia dúzia de "eruditos de internet" afirmando que é ruim. Porém, antes de criticar experimente, depois tire suas conclusões. Engraçado como hoje nos fóruns existem “salvadores da tradição marcial". Como são compassivos, pois tem a sagrada e jesuítica missão de alertar as demais pessoas sobre a "Picaretagem".
Mas qual é a Arte Marcial Tradicional? Aquela que tem origem antiga, porém os atuais professores sequer conhecem a tradição do que estão ensinando? Aquela que perdeu toda a marcialidade para virar esporte olímpico? Aquela arte marcial que não tem mais eficiência como defesa pessoal porquê os alunos só treinam para acertar locais que valem ponto na competição? Aquela arte marcial onde só se treina kata, mas ninguém conhece a aplicação? Aquela arte marcial onde o praticante anda de regata colada, mostrando os braços, com cara de marra, sem ter o mínimo de respeito pelas pessoas ou por seus adversários? Não vou me aprofundar nesses pontos. Pois faltaria espaço para escrever tantos aspectos negativos dentro das artes marciais ditas "Tradicionais".

Analisando por este prisma, quem é PICARETA?
A vida é muito curta para que desperdicemos discutindo com os outros e impondo as próprias verdades. Ao invés de discutir, TREINE. O que faz um Bruce Lee (aliás, o Jeet Kune Do foi chamado de picareta), não é o estilo que você luta, nem a antiguidade da escola, mas a SERIEDADE com que você treina.

Muitos Mestres como: Jigoro Kano (Judô), Morihei Ueshiba (Aikidô), Élio Gracie (Brazilian Jiu-Jitsu), Miyamoto Musashi (Niten Icchi Ryu), e vários outros, foram chamados de PICARETAS, não exatamente com essa palavra. Mas foram desdenhados de seus estilos no início. Contudo, vejam a popularidade e aceitação que estas artes tem hoje.

Os verdadeiros PICARETAS são pessoas desocupadas que passam grande parte do tempo em frente do computador gerando discussões. Ou aquele folgado que sai pelas academias falando mal dos professores de outras artes. Usam da demagogia e o nome de uma escola antiga para fazerem ar de entendidos do assunto. Bem diz o ditado: "Só faz barulho carroça vazia".

Mas o que fazer? Faz parte do aprendizado conviver com os intransigentes. A Paciência é uma virtude a ser exercitada.

Arte Marcial recente ou antiga, escolher qual delas praticar é uma decisão pessoal. Não teorize o Caminho, pratique o Caminho independente qual for.