sexta-feira, 6 de maio de 2016

Demagogias do Vovô do Tocantins - Karate


Vovô do "CONFRAM", órgão regulador das artes marciais que sequer tem lei aprovada para existir ( maior 171) adora dar uma de burro pernóstico. Além de ser a criatura mais contraditória do meio marcial (que muda conforme o oportunismo).
Veremos algumas de suas contradições.
A alguns meses atrás veio com esta de que o "karate não precisa se preocupar com olimpíadas", pois é algo que "esta muito distante".

Para o vovô do "CONFRAM" "à olimpíada esta muito distante" para o karate,
mesmo a modalidade sendo candidata para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.**

O que é um sonho próximo então? É o vovô criar um órgão regulador com base numa lei que pode nunca ser aprovada e tirar dinheiro dos desavisados? O CONFRAM sim me parece um sonho beeeem distante.

E como este vovô viaja em devaneios...

No inicio do ano o vovô veio com esta, ele vai carregar a Tocha Olímpica dos Jogos do Rio 2016. 


O vovô do "CONFRAM" se promovendo com as olimpíadas,
justo ele que disse não era para se preocupar com ela...**

Um sensei de karate se promovendo as custas de olimpíada,
segundo o próprio algo "muito distante" do karate.**

Segundo o vovô do "CONFRAM" "à olimpíada esta muito distante",
mas é conveniente para ele se promover as custas dela.**

Vovô do "CONFRAM", puro marketing, pura demagogia!**

Agora um carateca carregar uma tocha olímpica pode, desde que seja o vovô do "CONFRAM". Além de mal intencionado, mal informado, burro, este Sr. também é um hipócrita.

Vamos esclarecer o vovô do "CONFRAM".
Para uma arte marcial ser aceita como modalidade esportiva pelo COI há um longo processo de adaptação de regras para esta se enquadrar nos ideias de Fair Play do Barão de Coubertin. No karate este processo esta em andamento desde a década de 70. O Karate desde o ano de 1995 faz parte dos Jogos Pan-Americanos, Jogos Pan-Africanos, Jogos Asiáticos, Jogos Europeus, Jogos do Pacífico e esta como modalidade nos Jogos Mundiais. Todas estas competições citadas fazem parte do circuito Olímpico. O karate é a arte marcial atualmente com mais chance de entrar nas olimpíadas (há outras como Wushu, Sambo, Sumo). Atualmente a modalidade Karate é uma forte candidata para entrar nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020. Se o karate não entrar nas Olimpíadas de Tokyo, provavelmente entrará numa próxima. Há uma grande chance de ser para 2020, pois a olimpíada será no Japão, país da onde se originou o karate (Okinawa é território japonês). O Karate tem como concorrente o Baseball/Softball* que também é uma paixão nacional no Japão, porém o karate possui praticantes em quase todos os países do mundo.
Portanto vovô do confram, o karate entrar na olimpíada NÃO ESTA MUITO DISTANTE!

Campanha da WKF perante ao COI para a aceitação do karate 
como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.



Ver esta reportagem do SporTV: http://sportv.globo.com/videos/sportv-news/t/ultimos/v/karate-pode-se-tornar-esporte-olimpico-e-ja-estrear-nos-jogos-de-2020/5052668/

A representante da modalidade esportiva karate perante o COI é a WKF que no Brasil é representada pela CBK (vejam o link do site do COB). É a seleção de karate formada pela CBK que representa o karate brasileiro nas competições ligadas ao COI e é esta confederação que leva as equipes de karate para os Jogos Pan-americanos. Em 2015 a seleção brasileira de karate ajudou a alavancar o quadro de medalhas do Brasil em Toronto, e teve desempenho melhor do que o Taekwondo que é modalidade olímpica desde as Olimpíadas de Seul (em 1988). Foram 5 medalhas no Pan de Toronto, 2 de bronze, 3 de ouro.
Mas segundo o vovô "o karate não tem que se preocupar com olimpíada". E ele pode tirar  cavalinho dele da chuva, pois estes que estão na CBK não vão pagar anuidade para as instituições de fundo de quintal dele, pois são reconhecidos pelo COB/COI.

Seleção Brasileira de Karate (CBK) nos Jogos Pan Americanos de Toronto 2015.
Foram 5 medalhas. Lutas transmitidas pela Record News e pela Sport TV.
Se for mesmo para 2020 o Brasil tem uma grande promessa de medalha, o Bi-campeão Douglas Brose. Ele já ganhou todas as competições que um atleta de karate (na WKF) pode sonhar, só falta pra ele uma olimpíada. Para ele a olimpíada não esta tão distante.
Detalhe, ele não é campeão do "karate unificado" do vovô do Tocantins.

O Bi-campeão mundial Douglas Brose é um que esta esperançoso.
Caso o karate entre para as olimpíadas ele é um forte candidato a medalha de ouro.

Outras federações mundiais de karate se uniram para tentar fazer frente ao COI no intuito de provar que também podem representar o karate como esporte, porém somente a WKF é reconhecida pelo COI (pode tirar teu cavalo da chuva vovô). Diante disto podemos prever que, quando o karate se tornar olímpico todos vão querer se promover as custas disso (o vovô já esta). Digo que o olimpismo no karate pode fazer o que nenhum instituição internacional conseguiu, ajudar a unificar esta arte marcial.

Aliás, voltando ao vovô do "CONFRAM", ele tem esta ideia fixa de "unificar" o karate, vive criando ligas, uniões, órgãos reguladores ilegítimos. Por mais que o vovô do "CONFRAM" crie instituições de fundo de quintal com o falso pretexto de "unificar" o karate e as artes marciais, não existe nada na legislação esportiva que possa dar suporte às suas intenções, e as que ele usa a favor dele NÃO FORAM APROVADAS.
E ele ainda tem como jargão a frase: "karate levado a sério".
Nota: apesar de terem CNPJ, nenhuma das instituições do vovô do "CONFRAM" são reconhecidas pelo COB/COI. 

Vovô do Tocantins jurando que unificou o karate,
mas não é isto que recebemos na pag. INAM,
o karate esta entre as mais divididas no meio marcial.
**
Vovô do "CONFRAM" que quer "unificar" tudo em volta do próprio umbigo
mostrando como muda a opinião conforme lhe é conveniente.
Não tem jeito que dê geito na cara de pau.**
Enquanto tivermos leis como a Lei Pelé o vovô pode sonhar, pois esta união não vai acontecer. Como falei anteriormente, pode ser que o olimpismo no karate consiga algo próximo disto, de criar um fenômeno em que as instituições ligadas ao COI se fortaleçam e as de fundo de quintal enfraqueçam. Isto vai ser nada bom para o vovô do "CONFRAM" que pode ficar literalmente chupando o dedo.
O que o vovô do "CONFRAM" quer é que todos paguem anuidade para ele, mas suas instituições são sem representatividade e motivo de chacotas para alguns. Ele tem a falsa pretensão de "regularizar" o que é impossível regularizar, pois não temos as legislações que deem suporte a isto. As que dariam o suporte não passaram de projetos. Ele quer unificar o que tem se dividindo cada vez mais.

Texto: Taka Nakara

P.S.: existe uma polêmica quando ao karate entrar nas olimpíadas, muitas acham que o karate vai virar um esporte e deixar de ser arte marcial. Infelizmente se o karate se tonar olímpico é bem provável que aconteçam estas distorções. Se isto é bom ou não para o karate? Só o tempo nos dirá... Temos o exemplo do que aconteceu com o Taekwondo que atualmente virou uma esgrima de pernas (geração perninha) com isto podemos ter um prognóstico do que se esperar do karate caso ele vire olímpico. Sobre as outras federações que não são ligadas a WKF, não quero dizer que outros que praticam filiados a outras sejam falcatrua, existem outras instituições que merecem crédito, mas a considerável parcela destes que estão nas federações de fundo de quintal são picaretas.


Ver também:






*Outras concorrentes a esporte olímpico para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020: 
surf, skate, basebol/softbol, escalada, wushu, patinação, boliche e squash;

**Todas as imagens usadas neste post. Estão publicadas no facebook em domínio público, qualquer um que tiver acesso ao facebook pode conferir não só as imagens como as publicações e os diálogos estabelecidos.

 
.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: