segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como um "Grão Mestre em Tudo" enfiou o pé na jaca?

Tudo começou quando recebemos mais uma denuncia sobre os “mestres de tudo”, com o "corrico-lo" "espetacular", etc. Até ai tudo bem, já estamos acostumados a receber estes "corrico-los" "extra ordinários" na pagina "Isto Não É Arte Marcial" do Facebook. A denúncia havia sido divulgada em meados de junho por mestre Shinn no Facebook. Na verdade, não era exatamente uma denuncia do mestre Shinn; mas sim, um questionamento aos títulos de campeão mundial que o rapaz dizia ter e as suas super graduações em diversas artes marciais. Então, como pode um homem de apenas 35 anos se graduar “Grão Mestre” em tantas artes marciais?



Esta denuncia rendeu uma série de outras denuncias que foram feitas não por nos do INAM, mas pelos que seguem a página. Nesta situação não podemos responder pelo que é comentado na pagina por terceiros, podemos apenas moderar. Nossa responsabilidade é somente conter os ânimos dos mais exaltados que com razão, sentem-se profundamente ofendidos com a explicita "cara de pau" de quem se autodenomina “Grão Mestre” sem o reconhecimento dos verdadeiros meios oficiais.
E não demorou muito para os próprios denunciados aparecerem e logo se manifestar. Agindo como se fossem vítimas alegaram o que todos os Finjuteiros alegam quando são desmascarados, os mesmos acusaram o INAM de calúnia, difamação, perseguição, discurso de ódio, desinformação, etc... O que foi respondido sabiamente por um dos moderadores do INAM.
Não há sequer um argumento válido diante de tantos fatos de falsidade Ideológica, inclusive de entidades com sites de “Instituições Internacionais” criados para legitimar certificados literalmente falsos contendo erros grosseiros de edição de imagem além de erros gramaticais escancarados. Até mesmo nome fictício de mestre Japonês (Kansho Takayama Nakamura) criaram.

Acharam que ninguém iria investigar isso?

A palavra "すね会館に行く", é uma frase sem sentido ****



Apesar de todo o furdunço que deu, não bastasse a chuva de críticas que o "Grão Mestre em tudo" recebeu, além da vergonha que passou, mesmo assim, ele não parou com sua desonestidade. Em meados de setembro ele recebe de outro "Grão Mestre" em “Brasilian Jiu-jitsu” (Sim! Está com “S” mesmo! E este mestre não figura no Hall de grandes mestres de nenhuma instituição séria de BJJ) nada mais e nada a menos do que o título de 10º Grau de "Brasilan Jiu-jitsu"! Uma afronta à comunidade do Brazilian Jiu-jitsu que somente outorga este título de 10º Grau aos grandes mestres: Hélio Gracie, Carlos Gracie, Jorge Gracie, Gastão Gracie e Oswaldo Gracie (Oswaldo Fadda é considerado 10ºGrau pela CBJJE). Quanto muito inclui grandes lendas como Mansur, Higino, Paquetá, Osvaldo Alves, que chegaram somente após muitas décadas (uns 50 anos de prática), ao título de 9º Grau. Nem mesmo alguns herdeiros do nome Gracie atingiram o título de 10º Grau; como Robson Gracie, Reyson Gracie, Carlson Gracie que são 9º Grau.


O título de mestre 10º Grau somente é dado aos grandes mestres por mérito "IN MEMORIAM" e segundo a própria Federação de Jiu-jitsu do Estado do Rio de Janeiro e a CBJJ é "INATINGÍVEL".

Print feito do site do FJJRio (http://www.fjjrio.com.br/faixaVermelha10Graus.aspx) em 11/2015.
Atualmente o layout é outro, mas os nomes dos 10º graus continuam os mesmos.



Uma das pessoas que segue nossa página no facebook denunciou mais uma destas patacoadas do "Grão Mestre de Tudo" nas postagens abertas dos leitores da página. Portanto, a iniciativa não foi tomada pelos moderadores do INAM. E esta denuncia chegou até a comunidade do Jiu-jitsu que não perdoa deslizes de algum finjusu qualquer que seja. Ainda mais, quando o finjutsu tenta se igualar aos seus maiores ícones internacionais, aos mestres que passaram a vida toda se dedicando a sua arte-marcial e que literalmente deram o seu sangue e suor para obtê-la.



A postagem rendeu 175 compartilhamentos, 73 curtidas e 83 comentários**. Tanto que chegou ao conhecimento internacional e escandalizou toda a comunidade do BJJ; fato que mereceu até mesmo manifestações dos membros da família Gracie*! Foi tudo muito rápido, tão rápido que mesmo que fosse moderada não diminuiria a repercussão. Nem tem como moderar porque a "cara de pau" foi tão grande que a denuncia seria feita independente da página INAM existir.



Resultado? O resultado não pertence mais a nós, pois a comunidade do Jiu-jitsu assumiu a causa e esta disposta a desmascarar qualquer que seja o oportunista que surgir. Ninguém mandou querer se meter de bom malandro com uma comunidade tão rigorosa como a do Jiu-jitsu.
Os jiujiteiros não deixam barato... Tanto que num simples estalar de dedos dão um jeito de desmascarar e acabar com qualquer mestre de finjutsu que surgir – vide os recentes casos de Ruben Alvarez e o faixa marrom Mike Palladino que desmascarou Jay Queiroz, ambos nos EUA. Os finjutsus podem espernear à vontade e acusar a pagina do INAM pelo crime que bem entenderem, mas nada muda o fato de ter agido de pura "má fé" de ter se auto graduado em tantas outras modalidades de arte marcial e de ter criado até mesmo páginas de Instituições Internacionais falsas para legitimar diplomas igualmente falsos, e também inventar "mestres orientais***" que nunca existiram.





Teremos a comunidade do verdadeiro BJJ em peso para nos apoiar. Não somente do BJJ, mas todas as outras artes-marciais da qual o "Grão Mestre de tudo" ousar se auto intitular "Grão Mestre".

Texto e argumento: Taka Nakara
Revisão e notas: Mestre Shinn

** Estes números são de 29 Out. 2015;
*** Quem é o mestre "Kansho Takayama Nakamura"? Não existe de um nome ser escrito com dois sobrenomes, "Takayama" é sobrenome, "Nakamura" também é sobrenome (este cara é filho de dois homens?). Na antroponímia japonesa é sempre formada por um prenome e um sobrenome, nome próprio e nome da família do genitor. Nunca vai se achar um japonês com este nome;
**** A frase em escrita em japonês no site da Shingokan não tem um significado muito lógico: "すね会館に行く"- "su ne kaikan iku" - "su ne ir no salão". Esta frase não tem sentido nenhum.

O responsável por este site seria um tal de Shihan Wilson Santos









 



P.S.: O mais engraçado é que o mesmo que deu o 10ºGrau de BJJ para o "mestre de tudo", logo após todo o fuduncio, arregou e desgraduou o mestre "em como dado". Agora ele vai ser 9ºGrau de certo, o que continua sendo um absurdo, vai esperar morrer para ser 10ºGrau. Vejam o foto abaixo:

Reparem no "Brasilian" escrito com "s"
e no "jiu-jitusu Interistilus"
 


























 



Também tomamos conhecimento de um vídeo de março de 2011 postado pelo próprio "mestre de tudo" a onde ele se encontra com a Faixa-branca 4 graus. Em menos de 5 anos ele se tornou 10ºGrau faixa-vermelha de BJJ. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: