domingo, 31 de março de 2013

Picaretagem e abuso de poder no Taekwondo Nacional

Picaretas existem, até mesmo dentro de entidades sérias.
Em meados de 2010 O então presidente da CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo) Grão mestre Jung Roul Kim foi acusado por desvio de dinheiro. O denunciante foi seu Vice-presidente Carlos Fernandes; atualmente, ele é o presidente eleito da CBTKD devido uma típica "malandrágem carioca". Simplesmente ele fez uma acusação contra o seu próprio mestre. Uma denuncia apenas...

Apesar da repercussão nas midias, não há provas de que Jung Roul Kim tenha de fato desviado esse dinheiro e o caso segue na justiça; portanto, ele é inocente até que se prove o contrário.

Mas aonde está a "malandrágem" do Sr. Carlos Fernandes?

Enquanto assumia a entidade provisóriamente (por isso ele é ironizado como "Presidente-Tampão"), Fernandes desfez a parceria com a LNT (Liga Nacional de Taekwondo), tentou proibir atletas de darem entrevistas e blogueiros de publicarem noticias sobre o Taekwondo, restringindo essas informações apenas e somente ele e o site da CBTKD - o qual ele renomeou como "Nova CBTKD". Fernandes também passou a ser truculento com seus criticos; perseguindo, ameaçando e desfiliando seus detratores.

A maior malandrágem de Fernandes foi com relação a uma AGE onde apresentara aos dirigentes estaduais um novo estatuto, que depois de aprovado com as assinaturas em um papel em branco anexado ao documento, Fernandes registrou outro documento DIFERENTE do apresentado na reunião, neste haviam recursos que só favoreceria a ELE MESMO sempre que houver eleições a presidencia da CBTKD.
Hoje ele é presidente eleito da CBTKD, graças a este dispositivo que só permite outra chapa se for aprovada pelos membros. Seria como se Marcos Feliciano exigisse que apenas a bancada evangélica votasse sobre o casamento gay...

A matéria abaixo, revela o abuso de poder de
Carlos Fernandes que manda desfiliar quem discorda dele... 

Sobre esse caso do uso do dinheiro público para viajar de férias, o blog TKDLivre e demais blogueiros condenaram o caso de uma equipe juvenil  que aguardava no aeroporto, as passagens financiadas pela CBTKD por meio da Lei Piva - Lei que incentiva o esporte. Para competirem num torneio internacional. 
 Misteriosamente, a verba destinada as passagens para esses atletas SUMIU!
A CBTKD tentou fazer que não sabia de nada e devido as pressões, pagaram apenas PARTE das passagens. Alguns chegaram a gastar o que não tinha para não perderem o vôo. COINCIDENTIMENTE Carlos Fernandes estava viajando em férias para o Nordeste com a namorada e seus filhos...



Com a palavra: o atual presidente da CBTKD falando
 sobre como "administrar o Taekwondo" e sobre as denuncias contra ele...




Blogs recomendados sobre o caso:


Atualização: O blog TKD Livre publicou mais uma matéria interessante sobre o caso, Neste Link

Tem um blog escrito por um cara que se diz Bryan Jr., qual afirmam ser o próprio Carlos Fernandes tentando se defender com argumentos Ad Homminem. http://taekwondogazeta.blogspot.com.br/.
O site www.Bang.com pertence a um grupo favorável ao Carlos Fernandes e algumas noticias são tendenciosas, pois, um dos membros do portal, recebeu apoio de Fernandes para a entidade estadual recém fundada no lugar da federação paulista anterior.

tanta picaretagem que não há estômago que aguente...


2 comentários:

  1. Era absolutamente previsível, que o TKD perdesse a essência e passasse a ser mais um alvo das harpias, ao constar dos "E$PORTE$ LIMPICO$".
    Hoje o TKD é conhecido como a "a arte dos pulinhos e três chutes".
    Muitas são as associações, federações, confederações, etc... Mas que se deve fazer é emergir um Conselho de Grãos mestres, com o objetivo de resgatar a arte de combate oriunda do TaeKyon; o TKD respeitado como luta, com sua diversidade (hoje absolutamente desconhecida) de movimentos eficientes e eficazes.
    Não sendo assim, vamos continuar assistindo a evasão de praticantes, até que seja extinta a prática desta arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, o Taekwondo surgiu como uma expressão nacional que visava banir o Karate japones na Coreia. O GM Choi era aluno de Funakoshi e a principio o Taekwondo era muito semelhante ao Karate, com o tempo evoluiu, embora o Taekkyon tenha auxiliado na parte de chutes.
      Só que o Taekwondo não originou-se do Taekkyon como muitos mestres e academias diziam como sendo uma origem antiga, a mesma coisa fizeram com o Hapkido, Sippalkido e com o Haidong Gumdo que só queimou o filme dos praticantes... O karatê, Aikido, Ninjutsu e o Kendo também não escapa de alguns mitos e sofismas...

      Excluir

Comente com o Facebook: