quinta-feira, 10 de maio de 2012

Samurais Brazileiros?! Macacos me mordam!

Um senhor chamado Hélio Firmiano do estado de São Paulo teve uma idéia "uriginau": "vou pegar uns videos do Youtube de espada coreana, uns DVDs da Turtlepress e com isso criarei a minha propria arte marcial samurai. Ah, mas também vou acrescentar um estilo vale-tudo, afinal está na moda néam?! Nossa, ninguem vai perceber isso!! Eu sou um "jênio"!"

Assim nasceu o KIKENDO!

Desde a banalização total do Hapkido - que até em "modalidade olímpica" os carcará querem transformar - agora veio a banalização de artes marciais com espada. E como não bastasse o kikendo veio para ser mais um belo exemplo de que essa banalização vai longe...
Olha, tentar concorrer com o Kenjutsu do Instituto Nitten-do 8 bits, usar uniforme de samurai japonês e fazer movimentos circulares de espada coreana para bravar na internete já ruim. Pior é o nêgo vir com a singela típica frase de efeito mais utilizada por todos os manolos de faixa preta: "A MELHOR E MAIS COMPLETA ARTE MARCIAL 100% BRASILEIRA!". É ou não é de chorar de tamanha pena dum homi desses, heim?

Olha, nem mesmo colocando uma gatinha rodopiando com a espada no video consegue ao menos me convencer - até porque a forma é mau feita e ainda por cima copiado de um estilo coreano chamado Muye Il Ship Sa Ban (não achei um video decente sobre o estilo coreano, mas foi de um DVD a origem "inspiradora" do mestre copião.). Seria melhor se ao menos o cara admitisse a origem dessas técnicas, ao inves de se basear na velha Lei de Gérson...




Tá, alguns aqui vão me meter o pau dizendo que toda a arte marcial coreana é picareta. Pois bem, larguem o computador e as opiniões bitoladas de seus "senseis" e vão até a Coreia para procurarem informações. Também visitem o Japão e tentem compreender como a história desses dois paises tem lados opostos que nenhum de nós aqui poderiamos tomar partido...

Nossa salvação para as horas ruins.


13 comentários:

  1. História do KIKENDO:

    A história do KI KEN DO começa com o Grande Gran Mestre Hélio Firmiano de Oliveira, faixa vermelha e branca 10º Dan, fundador e maior autoridade mundial da arte. Começou seus treinamentos ainda no hapkido em 1976, na cidade de Itu, graduando-se faixa preta em 1981, com apenas 15 anos de idade. No início do ano de 1985, já graduado como 2º Dan, começa a dar aulas para um grupo de, aproximadamente, 50 pessoas, dentre as quais se formou o Gran Mestre Sérgio Martins Pedro, faixa coral 9º Dan, hoje presidente da Federação Internacional e colaborador do GGM Hélio na difusão e no desenvolvimento do KI KEN DO, juntamente com outros gran mestres, mestres, professores e instrutores, formados ao longo desses quase trinta anos de história.
    O KI KEN DO surgiu da necessidade que GGM Hélio e seus colaboradores sentiram de aperfeiçoar e modificar algumas das já excelentes técnicas do hap ki do tradicional, adaptando-as a uma realidade mais próxima do que entendiam por arte marcial completa, ou seja, organizar um currículo, no qual se desse ênfase na eficiência total em todas as atividades e treinamentos, fazendo com que o praticante de KI KEN DO tivesse condições de se defender, com segurança, de quaisquer situações de risco que pudesse vir a enfrentar, desenvolvendo o corpo, a mente e o espírito, sempre buscando o aprimoramento do ser humano e não somente do atleta. Nesta época, foi adotado o nome de HAP KI DO COREHA, sendo originário da primeira tentativa de organização de um grupo de instrutores ligados ao GGM Hélio, sendo que coreha era a sigla formada por Conselho Regional de Hap Ki Do. Em 1991, já contando com vários instrutores formados e devido à necessidade de expansão e diferenciação do estilo, surgiu então a Federação Paulista de HAP KI DO COREHA, subordinada à Federação Brasileira KI KEN KWAN ( família ou clã do hapkido coreha e do hapkendo do Brasil ), fundada no ano de 2000 pelo GGM Hélio Firmiano de Oliveira e GM Sérgio Martins. A Federação Brasileira KI KEN KWAN era o órgão administrativo responsável pelo estudo, prática e desenvolvimento do HAP KI DO COREHA e do HAP KEN DO do BRASIL ( arte marcial distinta do hapkido coreha, fundada pelos Gran Mestres Hélio e Sergio, que trabalha exclusivamente com golpes circulares e espada katana ou samurai ). Em 2008, GGM Hélio e GM Sérgio decidiram adotar o nome de HAP KI DO KIKENKWAN, por entenderem que representaria melhor a ideia de arte completa.
    E, finalmente, depois de 27 anos de pesquisas, treinamentos e amor verdadeiro pela arte marcial, Grande Gran Mestre Hélio e Gran Mestre Sergio decidiram desvincular o nome de sua arte marcial do hapkido, adotando oficialmente o nome KI KEN DO, como forma de demonstrar que a nossa arte marcial havia evoluído para algo muito melhor e que usar o nome antigo não faria justiça histórica às pessoas que dedicaram suas vidas à criação e ao aperfeiçoamento de técnicas marciais, que culminaram na melhor e mais completa arte marcial do mundo.
    O KI KEN DO é uma arte marcial altamente especializada em defesa pessoal, dispondo de mais de 4.000 golpes, além de trabalhar com saltos, rolamentos, quedas, escapes, imobilizações, torções, movimentos circulares, deslocamentos em parede, armas orientais, combate (técnica apurada de perna, técnicas de braço e luta de solo), além da ênfase na filosofia, controle mental e total domínio do corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Hélio Firmiano,

      Me responda essas questões:

      1) Quais artes marciais, além do Hapkido, o senhor treinou (veja bem, não precisa ser mestre, apenas treinado até a faixa preta ou equivalente) antes de fundar o Kikendo?

      2) Pelo texto acima o senhor afirma que ensina uma arte marcial aperfeiçoada a partir do Hapkido porque depois de 27+ anos de pesquisa e dedicação entendeu que era necessário desvincular o Kikendo do Hapkido para valorizar os seus esforços e de seus colaboradores. Então podemos afirmar que o Kikendo NÃO é uma arte marcial samurai, correto? Sim, porque nem o Hapkido e nem o Aikido se apresentam como artes marciais samurai.

      3) Desculpe, mas eu tenho que dizer: seus vídeos com espadas estão muito ruins. Eu não consigo ver objetivos nos movimentos. Muita firula (movimentos desnecessários) e pouca objetividade (cortes sem intenção de matar). Isso sem mencionar o saque e o embainhamento da espada que estão bastante precários (se vocês usam espadas com fio de corte devem ter que trocar de bainhas constantemente). Por falar em espadas, as que estão postadas em seu blog e que foram mostradas nos vídeos estão bastante mal cuidadas, e arrisco dizer que algumas foram adquiridas em shopping centers em lojas de decoração. Então a pergunta que fica é: se você não tem treinamento em utilização e manutenção em espadas japonesas, por que ensinar aos seus alunos algo que não sabe?

      Excluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=fjEVrBD9acg

    ResponderExcluir
  3. Ô campeão, o fato de querer aprimorar um estilo, não quer dizer que pegue uma katana, vista um hakamá e faça toda essa mistureba sem sentido... Ou está aprimorando uma coisa ou está criando outra!
    E essa forma da gatinha? Tá muito idêntica ao DVD que eu citei no blog, só que tá mal feito e sem habilidade; misturar cultura japonesa com coreana dá merda amigo, só os Pakuanos que arrotam falácias e filosofias antigas, fazem isso tudo dizendo que são técnicas da China; só que quando o pessoal da Confederação de Wushu bate na porta deles, os "mestrinhos" cheios de dans na faixa arregam e falam que veio do Japão...

    ResponderExcluir
  4. Com todo respeito mas a própria história da sua arte me diz ao contrário da mensagem que o sr Grão Mestre está tentando passar. Não me atrevo nem de longe em contestar o sua graduação em 10º Dan, no entanto um estudo de uma nova arte marcial, não diz no texto, creio eu, começou a ser "concebida" na década de 80 o sr. conseguir uma graduação de 10º dan é uma coisa do nível do Superman, principalmente tratando-se de dominar 4000 movimentos !!!
    Não sei se consigo comprar uma história dessas, principalmente comparando com um outro mestre, este de uma arte com movimentos mais limitados porém extremamente exigentes que nasceu em 1885 e faleceu em 1974, onde dos seus 89 anos, muito provável que 80 foram dedicados ao aperfeiçoamento dos seus movimentos no Kendo. Muito próximo de sua morte, foi conquistado o 10º Dan. Dispensando apresentações, Mochida Sensei.
    Assisti alguns videos de vocês utilizando Katanas e é perceptível a falta de domínio e a quantidade de firulas desses movimentos. Fico preocupado principalmente com a segurança, pois a falta de destreza é absurda. Tomara que os equipamentos usados não sejam de péssima procedência.

    De qualquer forma, se essa é a sua verdade, que você chegue ao 100º Dan...

    ResponderExcluir
  5. Da hora a vida, começar a treinar hapkido desde o nascimento...

    De 76 a 81 são quinze anos. Se ele treinou durante esse período e se graduou faixa preta com apenas quinze, então ele nasceu treinando. Acho que vou fazer isso com meu filho, quando minha mulher tiver grávida, ele vai treinar chute direto dentro do útero...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volto aqui pra reconhecer minha falha matemática em confundir 81 com 91. Ok, cinco anos de treino, faz sentido. Apesar de eu achar estranho formar faixa preta com cinco anos de treino, mas tudo bem.

      Excluir
  6. Deveria haver mais fiscalização contra esse tipo de pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiscalizar? Se esse cara tem carteira do Cref, não acontece nada... Vide o Wander Lee com seu estilo espiritual onde chegou a dar cursos em faculdades de Ed Fisica. Tinha vídeo provando isso!

      Excluir
    2. O OUE!!!!!!!!!!!! FACULDADE DE EDUCAÇÃO FISICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      QUAL FOI O IDIOTA QUE PERMITIU AQUELE IMBECIL ENTRAR NUMA FACULDADE E FALAR AQUELE MONTE DE MERDA?!?!?!
      O MEC DEVERIA PUNIR CAÇANDO O REGISTRO DO CURSO POR DEIXAR PICARETAS SAFADOS DAR "CURSOS" AFIM DE ROUBAR OS ALUNOS

      Excluir
  7. De fato, as transições com a lâmina sem nenhuma firmeza, que parecem desenhos e não cortes, os movimentos circulares sem nenhum sentido aparente e o uso de empunhadura reversa sem nenhum objetivo visível não aparentam nem de longe com uma esgrima real.

    ResponderExcluir
  8. Se esse estilo na forma que é demonstrada é a forma perfeita eu tenho medo do que possa ser um estilo "bom" que ainda não alcançou a perfeição, ela estava brincando de rodar com uma espada, o movimente não tem nenhum foco, firmeza, nem mesmo intenção, eu acho que vocês perderam 27 anos da vida de vocês,deveriam procurar outra coisa pra fazer ou no mínimo se desculpar com a família de onde surgiu essa piada, e a maior prova do quão fanfarrões vocês são é não mostrar respeito pelo país de origem do estilo de vocês, se não houvesse o hapkido não existiria esse circo que vocês criaram, então não sejam arrogantes a ponto de se endeuzarem sobre essa palhaçada que vocês criaram, pra seu sincero acho que eles não se importam muito com isso porque deve dar vergonha a eles imaginar que isso possa ter algum vinculo com artes que de fato são ARTES e que por melhores que sejam ou estejam estão sempre buscando a perfeição.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, não entendo nada de espadas e nem se quer pratico, mas dizer que o KIKENDO é a evolução do HAPKIDO desculpem mas é uma babozeira nem o pior estilo de HAPKIDO é tão ruim, já passei por diversos estilos, sungjado ou sugjackwan, moo sul kwan, yoo moo sul, hum yang kwan, sipalkido e nunca vi uma arte marcial tão ruim. E tenho 22 anos de prática apenas com artes marciais coreanas, pois são minha paixão sou formado faixa preta 1 dan em dois estilos e levei cerca de 10 anos para me formar no primeiro estilo e 6 no segundo estilo pois sempre que via que tinha que me superar cada vez mais eu trancava o exame de preta e treinava mais e mais até chegar ao próximo nível, porque a perfeição ninguém jamais chegará apenas vai evoluir e este KIKENDO não pode ser chamado de arte marcial pois para mim é uma piada.

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: